A Fundação Bill & Melinda Gates abriu as inscrições para a 19ª rodada de desafios em saúde global e desenvolvimento. Os pesquisadores que tiverem projetos selecionados receberão 100 mil dólares para desenvolverem suas idéias, podendo ainda concorrer a um aporte adicional de 1 milhão de dólares. As propostas podem ser submetidas até 3 de maio.

Os candidatos podem ter qualquer nível de experiência em qualquer área de conhecimento, e de qualquer tipo de organização, incluindo universidades, laboratórios de governo, instituições de pesquisa, organizações sem fins lucrativos e empresas.
Os tópicos desta rodada do Grand Challenges são:
Fortalecimento de sistemas de saúde: garantir cadeias efetivas de suporte em saúde
Novas abordagens para melhorar a oportunidade de rotinas de imunização em locais com poucos recursos
Tecnologia para mudanças de comportamento em saúde maternal, neonatal e infantil
Inovações para sistemas integrados de diagnósticos

Devido um acordo entre o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), a Fundação Bill & Melinda Gates elaborou um documento com dicas de submissão de propostas para os candidatos brasileiros. Um termo aditivo do acordo entre a FBMG e as FAPs foi assinado no último fórum do CONFAP, em São Paulo, no dia 9, com a extensão do acordo por mais cinco anos e inclusão de outras 5 FAPs – agora, pesquisadores de 20 estados podem participar da chamada. A FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) é uma das FAPs que já participava do acordo, oferecendo mais esta oportunidade internacional para os pesquisadores catarinenses.
Os projetos brasileiros selecionados receberão contrapartida financeira das FAPs de seus respectivos estados. Mais de 1200 projetos já foram apoiados em mais 65 países, sendo 12 deles brasileiros.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP