Professores de países como Suécia, Estados Unidos, Argentina, Portugal, Paraguai e México estão entre os convidados internacionais que virão a Florianópolis de 8 a 10 de agosto para o III Seminário Internacional Aulas Conectadas. “A participação deles permite uma análise dos movimentos e políticas educativas de outros países para visualizar desafios e soluções com relação ao currículo, por exemplo”, disse Martha Kaschny Borges, professora da Universidade do Estado de  Santa Catarina (Udesc). A ser realizado na FAED (Centro de Ciências Humanas e da Educação), o seminário tem apoio financeiro da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), por meio do PROEVENTOS, cujo objetivo é apoiar eventos de difusão de ciência, tecnologia e inovações em Santa Catarina.
seminario aulas conectadas
A proposta do Aulas Conectadas resulta dos esforços de grupos e laboratórios de pesquisa ligados a diferentes instituições de ensino superior de Santa Catarina, do Brasil, e do mundo, assim como busca estimular o diálogo reflexivo entre universidades e os órgãos de gestão da educação pública catarinense, bem como professores e alunos da educação básica.
O III Seminário Internacional é um evento voltado à integração de estudiosos da área da educação, comunicação e tecnologias da informação e comunicação sensíveis aos impactos, no ensino básico catarinense e mundial, da inserção de tecnologias na escola.
Além de consolidar e difundir resultados de investigações, o evento pretende promover o debate científico sobre os impactos educacionais de políticas nacionais de educação que objetivam aparelhar as escolas públicas de ensino básico de complexas tecnologias da informação e comunicação.

Histórico
O evento nasceu a partir de um projeto de pesquisa do Observatório de Práticas Educativas da Udesc que visava investigar as políticas de inserção de tecnologias digitais na sala de aula.
Suas duas primeiras edições consolidaram a  interlocução entre Graduação, Pós-graduação e Educação Básica, com foco na inovação e nas tecnologias digitais. Fiel a essa interlocução, o evento consolida-se como espaço de socialização de pesquisas e experiências que têm como foco as políticas e práticas de inserção de tecnologias na escola.Nesta edição articulam-se ainda os debates e estudos acerca do currículo e da inclusão.

As inscrições podem ser feitas neste link. Consulte a programação.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC