Até o dia 25 de novembro, acontece na Unidade Urbana do Instituto Federal Catarinense de Rio do Sul, o Simpósio InterUni 2016, com a proposta de internacionalização dos Institutos e Universidades do Brasil, América e Europa. O evento conta apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc.

palestra-zucco-interuni-2O objetivo do Simpósio é agregar aos acadêmicos, professores e pesquisadores que atuem em pesquisas nas várias instituições de ensino, pesquisa e extensão de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com o intuito de promover um amplo debate sobre as possibilidades de cooperação e desenvolvimento de projetos de pesquisa, ensino e extensão conjuntos no Brasil e nos países parceiros, como Alemanha e Estados Unidos.

O evento também estará aberto para parlamentares, gestores públicos e lideranças trabalhistas, empresariais e comunitárias. Os palestrantes serão das mais diferentes áreas, como: cooperação científica Internacional, estudos voltados à agricultura e avanços tecnológicos na Computação.

O professor Fábio Alexandrini, coordenador do evento, salientou a importância da terceira edição do evento e a aproximação de empresas e comunidade acadêmica. “Existe uma necessidade de ampliar as discussões sobre as possibilidades de intercâmbio e preparação profissional dos estudantes para o mercado cada vez mais Globalizado, por isso, as temáticas estão focadas em casos práticos já realizados ou que estão em andamento em Santa Catarina com a Alemanha, Estados Unidos e Austrália.”

PARTICIPAÇÃO

Nesta edição, apesar das contingências orçamentarias tanto do IFC quanto da FAPESC, o evento foi organizado em parceria com a T-System e a FAPESC. A primeira palestra do evento, após a solenidade de abertura foi com o Dr. Markus Blumenshein, diretor da empresa T-System do Brasil e também Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de Santa Catarina. Na sua palestra, Markus abordou as questões referentes a exportação de software brasileiro e a língua alemã, além de debater sobre fatores competitivos na área de TI. O diretor técnico-científico da FAPESC, Cesar Zucco (foto), participou do evento no dia 22, falando sobre Oportunidades de Intercambio e Apoio do Governo Estadual.

Fonte: IFC, com acréscimos da FAPESC