No dia 8 de outubro, Carlos Alberto Chiodini, titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, abriu a reunião do Conselho Superior da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), o qual preside.
Sergio Gargioni, presidente da FAPESC, citou as principais ações realizadas em 2015, entre elas parcerias com instituições de ensino e pesquisa, a partir do exemplo da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), que está em seu segundo convênio. Falou ainda de programas nacionais como o dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia. Liderado pelo CNPq, com recursos também da CAPES, o programa recebe verbas de fundações estaduais.
AquyXYE527YdFw40vqZPWB24QdFxbQuYdocYTlentdt0
Na esfera internacional, salientou que a FAPESC tem investido em contrapartidas aos quase 9 milhões de libras por ano colocados pelo Fundo Newton, criado pelo governo britânico para fomentar a pesquisa em países emergentes. No Brasil, o primeiro operador do fundo foi o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). Como presidente desta entidade, Gargioni disse ter ouvido elogios dos britânicos por causa da condução: “Nosso trabalho foi modelo internacional; ninguém conseguiu operar o Fundo Newton como o CONFAP.”
Também o trabalho da FAPESC foi reconhecido durante a reunião, por vários membros do Conselho, a exemplo de Guilherme Bernard, presidente da ACATE, e em especial do Prof. João Natel Pollonio Machado, reitor da FURB (Universidade Regional de Blumenau). “Em nome dos reitores do Sistema ACAFE, posso dizer que a FAPESC nunca disse não às universidades de Santa Catarina. Sempre busca maneiras de atendê-las”, resumiu.
Acrescentou-se que a FAPESC tem buscado recursos que transcendem aos recursos repassados pelo governo estadual, mas a limitação orçamentária esteve em pauta. Afirmou o secretário Chiodini: “sou o maior defensor de que cumpra-se o orçamento, mas sabemos das dificuldades e prioridades de outras áreas.”
Conferência
A segunda apresentação da reunião foi feita pelo diretor técnico-científico da FAPESC, César Zucco, sobre a V Conferência Estadual de CTI, que terá etapas em 8 municípios catarinenses. “Vamos procurar que os resultados das diversas regiões possam ser comparados. A Ciência e Tecnologia pode ajudar a minimizar as desigualdades regionais,” concluiu.
Visite o portal da conferência em http://www.conferenciacti.sc.gov.br/.
Fonte: FAPESC