Em 2016, os pesquisadores responsáveis pelo novo Mestrado em Ciências Ambientais da Unisul apresentaram o projeto para a Fundação de Amparo à Pesquisa de Santa Catarina (Fapesc). Na oportunidade, protocolaram solicitação de bolsas de estudo para o curso que está com as inscrições abertas até 28 de abril. O presidente da entidade, professor Sergio Gargioni, recebeu novamente a equipe da Unisul neste mês de março e mostrou-se positivo quanto à possibilidade da aprovação das bolsas.
As aulas do Mestrado em Ciências Ambientais terão início no dia 31 de julho. O curso integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA), que visa estimular a criatividade científica e tecnológica, apoiados no desenvolvimento mais sustentável e no uso de tecnologias limpas. O investimento pode ser quitado em até 24 parcelas de R$1696,00.

Da esquerda para a direita, os professores Paulo Boff, Sergio Netto, Sergio Gargioni e Anelise Cubas

A primeira reunião de apresentação do Programa na Fapesc foi em novembro de 2016. “Foi quando sondamos essa possibilidade e protocolamos um projeto fazendo a solicitação das bolsas, essa segunda reunião, na quinta-feira, dia 16 de março, foi para verificar a quantas anda o processo”, contextualiza a professora Anelise Cubas. Ela esteve acompanhada no encontro com o presidente da Fapesc, do coordenador da Agencia de Tecnologia e Inovação da Unisul (Agetec) professor Paulo Boff, e do coordenador do PPGCA, professor Sergio Netto.
A professora Anelise também é pesquisadora e tem apresentado estudos da Unisul em eventos científicos no Brasil e no mundo. Recentemente, ela e seu grupo de pesquisa da Universidade emplacaram dois artigos em uma revista científica internacional de alto impacto. Os pesquisadores da Unisul estão atentos a oportunidades de fomento e a reunião na Fapesc deixou o grupo animado. “O professor Gargioni foi muito gentil e nos deixou esperançosos em relação à possibilidade de conseguirmos as bolsas. Solicitamos que no caso da aprovação, sejamos avisados com antecedência para que os estudantes que passarem no processo seletivo já saibam dessa possibilidade antes da assinatura do contrato”, finaliza.
Inscrições para o Mestrado em Ciências Ambientais e mais informações no site do curso.

Fonte: Cilene Macedo – Assessoria de Imprensa UNISUL