Florianópolis deve sediar, nos dias 21 e 22 de novembro, uma reunião decisiva para a instalação do Atlantic International Reseach Center (AIR Center), organização científica internacional voltada à pesquisa no Oceano Atlântico. Esse e outros assuntos foram abordados nesta segunda-feira (31 de julho), por autoridades como o ministro de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Portugal, Manuel Heitor, o presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), Sergio Gargioni, e o Secretário Executivo de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira (foto).

Outro integrante da comitiva portuguesa, o engenheiro José Rui Felizardo, CEO do CEiiA (Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel), firmou um acordo com a UFSC  (Universidade Federal de Santa Catarina), representada pela vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann. Vários professores e alunos da UFSC também estavam presentes no evento realizado no Sapiens Parque.
A cerimônia foi conduzida pelo Prof. Ricardo Rüther, do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solara da UFSC.  Ele mostrou ao grupo um ônibus elétrico alimentado por energia solar que realiza cinco viagens por dia entre a universidade e o Sapiens, alimentado pela eletricidade solar gerada nas estruturas do laboratório, mais conhecido como Fotovoltaica. O ônibus é parte de um projeto de deslocamento produtivo, pois é um ambiente de trabalho, com duas mesas de reunião, tomadas 220V e USB, para que os usuários tenham um ambiente de trabalho durante os 30 minutos do deslocamento (http://fotovoltaica.ufsc.br/sistemas/fotov/blog/2017/04/24/onibus-eletrico/).

Outro veículo, o ECOUFSC, foi apresentado aos portugueses pelo Prof. Orestes Alarcon, do Departamento de Engenharia Mecânica. Trata-se de um veleiro de alumínio desenvolvido com apoio da FAPESC e tecnologia local para expedições em mar aberto e regiões polares (https://ndonline.com.br/florianopolis/noticias/veleiro-produzido-pela-ufsc-para-pesquisas-oceanicas-deve-ir-para-agua-ate-dezembro). A embarcação tem  capacidade para transportar  confortavelmente até 10 pessoas, entre tripulantes e pesquisadores, que podem conduzir projetos de ciência oceânica e eventualmente se vincular ao AIR Center.
Declaração de Belém
Do mesmo Departamento da UFSC, o Prof. Gargioni tem acompanhado de perto a proposição do novo centro, e neste mês de julho assinou em Lisboa a Declaração de Belém para Pesquisas no Oceano Atlântico e Cooperação em Inovação (http://confap.org.br/news/confap-participa-da-solenidade-de-assinatura-da-declaracao-de-belem/) .
O documento busca integrar atividades de pesquisa entre os países banhados pelo Atlântico, de modo a conhecer melhor e aprofundar o conhecimento científico ligado aos ecossistemas marinhos; às relações entre oceanos e mudanças climáticas; à produção de alimentos provenientes do mar; e, também, sobre sistemas de energia provenientes dos oceanos. A cooperação busca entender, ainda, as dinâmicas do Oceano Atlântico com os Sistemas de Circulação interconectados com o Ártico e a Antártida.
Por sua ligação cultural com os Açores, Florianópolis foi escolhida para sediar a próxima reunião. Ela envolverá ministros e representantes das áreas de C&T de diversos países (Espanha, África do Sul, Reino Unido, Cabo Verde, Angola, Coreia, Argentina, dentre outros),  para o estabelecimento de um comitê organizador nacional, que envolverá a FAPESC e a SAI, bem como universidades e agências do governo federal.
 
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC