Os professores Sergio Gargioni, presidente do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e Urs Baltensperger, presidente do Comitê Especial para a Cooperação Internacional do Fundo Nacional Suíço para a Pesquisa Científica (Fonds National Suisse de la Recherche Scientifique) assinaram no dia 28 de abril, em Berna, uma Declaração de Intenções que abre caminho a parcerias específicas de FAPs.
No documento, eles declaram planos de “intensificar suas relações institucionais a fim de sustentar conjuntamente a cooperação cientifica e tecnológica”. Detalhes serão definidos posteriormente no âmbito de um acordo-quadro de cooperação cientifica a ser assinado ainda neste ano. Como a Suíça não faz parte da União Europeia, com a qual o CONFAP já tem acordo, essa nova parceria amplia a atuação do Conselho na Europa.
acordo-com-a-suica-640x480
Sergio Gargioni e Urs Baltensperger assinaram Declaração de Intenções no Fundo Nacional Suíço para a Pesquisa Científica, em Berna.
Agenda cheia
A missão internacional iniciou dia 26, no IMD (International Institute for Management Development) de Lausanne, onde Gargioni havia feito, quase 40 anos atrás, MBA Executivo, na área de Administração de Negócios. Ele reencontrou o Prof. Robert Collins, diretor do primeiro programa que frequentou no IMD, em 1978. “Depois, fiz vários outros cursos e o Prof. Collins foi ‘a ponte’ para programas de transferência de tecnologia e preparação de CEOs brasileiros que coordenei quando fui Diretor do IEL (Instituto Evaldo Lodi)”, disse. Na instituição considerada número 1 no ranking mundial de preparação de executivos, o presidente discutiu tecnologias de empreendedorismo que possam ampliar a eficácia no crescimento de empresas startups.
Ainda no primeiro dia, Gargioni participou do Seminário sobre cooperação em pesquisa Suíça-Brasil, no qual foram apresentados muitos dos 40 projetos conjuntos em andamento. O Professor Jean-Claude Bolay, vice-presidente do Centro de Cooperação e Desenvolvimento do EPFL (Escola Politécnica Federal de Lausanne), dirigiu o evento. Entre os participantes estavam Gioia Deucher, do SUISSNEX Brasil, Evelyne Glaettli, vice-diretora internacional do SNSF (Swiss National Science Foundation), Cesar Leite e Rubens Mendes de Oliveira, ambos conselheiros da Embaixada do Brasil na Suíça..
No segundo dia, o presidente foi à Universidade de Genebra e visitou a Welle Laser, empresa catarinense com filial na Suíça. No terceiro, além de assinar a declaração de intenções, teve encontro técnico em Berna com a SNSF e a SERI (State Secretariat for Education, Research, and Innovation) e foi à ETH (Swiss Federal Institute of Technology) em Zurique.
A missão termina no dia 29 de abril, com trabalhos na AIT (Academy Industry Training) e entrega dos prêmios desta instituição, pois Gargioni foi membro do comitê julgador internacional do AIT.
Vale lembrar que o presidente do CONFAP manteve a agenda internacional apesar da desistência do ex-ministro de CTI, Celso Pansera, em ir. Ele viajou a convite do embaixador da Suíça no Brasil, André Regli, que veio em comitiva a Florianópolis em março, iniciando agenda pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), também presidida pelo Prof. Gargioni.
Fonte: Heloisa Dallanhol – Coordenadoria de Comunicação do CONFAP