Na sexta-feira, 19, foi lançado no Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina o curta-metragem Ana e Guerthe, realizado pelo Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI) e TV UFSC. O filme trata da expectativa de vida de portadores de deficiência e está ligado ao projeto A rede de atenção à saúde e de suporte social à pessoa idosa com deficiência na Grande Florianópolis e as tecnologias de cuidado, que recebeu desde 2013 apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) no Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (PPSUS). Após a exibição, houve uma mesa-redonda com pesquisadores, membros do Grupo de Estudos sobre Deficiência e Envelhecimento do NETI e da TV UFSC.

A pesquisa foi realizada em 22 municípios da Grande Florianópolis, 26 cursos universitários da área de Saúde da região e outras 26 ONGs, diagnosticando a rede de cuidado e suporte ao idoso portador de deficiências. “Falar do processo de envelhecimento é essencial, pois é um tema pouco explorado, e com isso há pouca visibilidade. Há um grande despreparo público e déficit técnico para receber e atender essa população”, diz a coordenadora da pesquisa, Juliana Balbinot Girondi.
De acordo com a pesquisadora, o aumento da expectativa de vida desta população mostra a falta de estrutura adequada ao seu atendimento, bem como a necessidade de investimento em pesquisa nessa área e de fortalecimento desse cuidado a fim de oferecer maior qualdiade de vida aos deficientes e a seus familiares. A produção científica resultante desse projeto inclui 26 trabalhos apresentados em eventos, 11 TCCs e 15 resumos de trabalhos publicados em anais de eventos científicos, entre outros.

Sinopse do curta-metragem: Anne e Guerthe são amigas de longa data e se reencontram depois de muitos anos. Elas iniciam uma conversa sobre Ingrid, filha de uma delas que fará 25 anos, portadora de autismo e deficiência intelectual. As amigas falam da qualidade de vida desta jovem, que é mostrada em uma atividade do NETI e da APAE.
O filme será disponibilizado após o XV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da Terceira Idade, que será realizado de 3 a 6 de outubro.
 
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC