Nova Governança da Rede NIT será eleita em encontro online

Os representantes dos Núcleos de Inovação e Tecnologia (NIT) se reúnem no próximo dia 30 de junho para o 5º Encontro Catarinense. A reunião será, às 14h, virtual e a última realizada sob a gestão da Governança de Implantação.

Entre as pautas está a eleição da nova Governança da Rede Catarinense de NIT com gestão entre 2020 e 2022. “É imprescindível que cada NIT esteja representado na reunião online, preferencialmente pelo coordenador ou por representante com poder de voto para a eleição da nova equipe, considerando-se um voto por instituição”, explica a integrante da Governança de Implantação, Francine Kasulke, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).

Serão considerados elegíveis os NIT que manifestarem interesse em participar da nova Governança. Até o momento, já se pronunciaram os representantes da Unibave, Unesc, Univali, UFFS, UFSC e Unochapecó.

Ainda está na pauta a discussão sobre a constituição jurídica da Rede Catarinense de NIT: criação de uma associação sem fins lucrativos ou a formação da Rede pela assinatura de um convênio entre as instituições.

“Para chegar a estes dois modelos, a Governança de Implantação realizou mais de 10 reuniões presenciais e online para discussão e construção dos documentos que serão discutidos e aprovados no 5º Encontro Catarinense de NIT”, relata Francine.

Os NITs são escritórios instalados dentro de ICTs, instituições que promovem ensino e pesquisa tecnológica, formando uma rede com mais de 130 profissionais em todo o Estado. Foram criados em 2004 para garantir a execução das políticas públicas de inovação, avaliar e classificar os resultados, proteger as criações e colaborar com a divulgação dos resultados.

Apoio da Fapesc

Esses núcleos, que estão em fase de criação e consolidação, foram contemplados com o edital 14/2019 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, que disponibilizou R$ 2 milhões para organização da estrutura e treinamento das equipes em 14 diferentes projetos.

Governança de Implantação 2019-2020

-Francine Kasulke – Udesc