Novas Chamadas são apresentadas durante o 1º Fórum Virtual do Confap

Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus relações precisaram ser revistas e dentro deste novo contexto, ocorreu, nesta sexta-feira, dia 3 de julho, o 1º Fórum Virtual do Confap. Os presidentes e diretores das Fundações de Amparo à Pesquisa de todo o país estiveram reunidos com parceiros nacionais e internacionais no período da manhã e trataram de assuntos internos no período da tarde.

Na mesa de abertura, o presidente do Confap, Fábio Guedes, que também preside a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal), deu às boas-vindas a todos os presentes, destacando esse novo momento com a realização inédita do Fórum por plataforma virtual. O presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, fez uma explanação da importância da Pesquisa para o desenvolvimento do país e do uso do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Citou as empresas catarinenses, Embraco e Weg, como exemplos positivos da pesquisa no mercado de trabalho.

O presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), General Waldemar Barroso, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Benedito de Aguiar, e o presidente do de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CNPq), Evaldo Vilela, que também já presidiu o Confap, também fizeram breves apresentações de suas falas.

Lançamentos dos Programas

A manhã também foi marcada por lançamentos de Chamadas Públicas:

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) também irá aderir às chamadas e comunicará as diretrizes oportunamente.

Para o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, os encontros realizados pelo Confap são ótimas oportunidades para as discussões que visam o fortalecimento do ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação tão importante para o país. “A Fapesc está comprometida com Santa Catarina e sempre em busca de oportunidades que possam beneficiar os pesquisadores do nosso Estado”, destaca.

O conteúdo da agenda do período da manhã está disponível no Youtube do Confap.