Nos dias 23 e 24 de maio acontece o Seminário Internacional de Políticas Públicas em Educação, na UNOESC (Universidade do Oeste de Santa Catarina). O tema do evento é avaliação educacional, prestação de contas e responsabilização (accountability) em contextos ibero e latino-americanos.

O seminário tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) por meio do edital Proeventos e busca reunir pesquisadores e docentes da educação superior, estudantes da graduação e da pós-graduação e profissionais da educação básica, visando promover o debate crítico.  Na programação estão previstas palestras e mesas redondas internacionais com pesquisadores do México e de Portugal, além de lançamentos de livros e sessões de comunicação de trabalhos. A programação completa pode ser acessada neste link.
Segundo a professora Marilda Pasqual Schneider, coordenadora do evento, a accountability em educação é um tema em ascensão no quadro das políticas públicas educacionais contemporâneas. Estudada há três anos por um grupo de dessa linha em parceria com o Instituto de Educação da Universidade do Minho – Portugal, a temática torna o evento uma oportunidade de estreitamento das relações interinstitucionais entre os países envolvidos e promove a consolidação deste intercâmbio. “Nessa direção, o evento intenciona tanto o aperfeiçoamento desse debate como a constituição de subsídios para análises e avaliações de políticas educacionais que contenham objetivos de accountability, especialmente em se tratando do contexto brasileiro”, diz a professora.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC