Até 16 de agosto, o curso de graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aceita inscrições para sua Semana Acadêmica de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SACTA). O evento irá ocorrer de 28 de agosto a 1º de setembro, sendo que as atividades acontecerão principalmente no auditório da EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), no bairro Itacorubi, em Florianópolis.
O evento de 2017  terá como tema central “Transformação Alimentar: Os Desafios da Ciência e Tecnologia de Alimentos”. A SACTA conta com o apoio do Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CAL), do Centro de Ciências Agrárias (CCA), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e da Reitoria da Universidade. O evento irá receber apoio financeiro da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.
Serão realizadas palestras com representantes da indústria alimentícia, professores da UFSC e de outras instituições de ensino e pesquisa, bem como minicursos, visitas técnicas e oficinas, além de uma dinâmica de grupo (SACTA Experience) onde os participantes serão desafiados a solucionar uma determinada problemática do setor.  Outro destaque é o documentário “Mais que mel”, sobre a importância das abelhas e sua influência na produção de alimentos, com posterior debate sobre o assunto, e contando com a participação de especialistas nesta área de grande importância no agronegócio Nacional e Catarinense.

A mesa redonda “Verdades e Mitos sobre aditivos e a influência da propaganda no consumo de alimentos” discutirá os desafios e problemáticas dessas tecnologias no setor com profissionais da área de alimentos. O evento constará com uma “Mostra Científica” de trabalhos (na forma oral e de pôsteres) desenvolvidos por estudantes de graduação e pós-graduação e uma atividade, intitulada “Pesquisa em Ciência de Alimentos: Integrando Graduação e Pós-Graduação”, no qual haverá palestras de pesquisadores renomados nas áreas de Ciência e Tecnologia de Alimentos.
“A Semana Acadêmica cumpre um papel importante ao proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades específicas que são exigidas pelo mercado de trabalho, tais como comunicação, criatividade, proatividade, trabalho em equipe, etc., de modo a garantir diferenciais competitivos de carreira. Desta forma, complementa a formação acadêmica dos estudantes, por meio da interação entre alunos, professores, profissionais de diversas áreas e a sociedade em geral, promovendo a integração entre academia, setor produtivo e comunidade”, disse a Professora Doutora Carmen Maria Olivera Müller, coordenadora do curso de Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFSC e membro da Comissão Organizadora da VI SACTA.
Esta é a sexta edição do evento e seu crescimento vem ao encontro das novas demandas do setor alimentício no que se refere ao desenvolvimento de novos produtos, controle de qualidade e inovação. Em 2016, contou com a presença de 109 inscritos, além de professores e palestrantes que prestigiaram o evento.  “A massiva participação dos alunos na V SACTA, e que esperamos que se repita nesta sexta edição, vem concretizar a importância deste evento na formação acadêmica e ressaltar o papel do Cientista de Alimentos como o profissional capaz de atender às novas demandas do setor no que se refere a qualidade, desenvolvimento e  inovação,” diz a professora.
 
Mais no site da UFSC: http://sacta.paginas.ufsc.br/
Fonte: