Em julho, retornou de uma missão no Reino Unido o Prof. José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, coordenador do Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens) da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) e do projeto Links 2015, contemplado em duas chamadas lançadas pelo CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e o Research Council United Kingdom.
Desde Novembro de 2014, o Greens e o Cambridge Centre for Climate Change Mitigation Research (4CMR) vêm trabalhando conjuntamente na formação de uma rede de pesquisa nas áreas do Desenvolvimento Sustentável e da Mitigação das Mudanças Climáticas. Os grupos da Unisul e da Universidade de Cambridge (4CMR) foram contemplados com o fomento do Fundo Newton – iniciativa britânica para fomentar pesquisas em países emergentes e da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
grupo de pesquisa greens
Os recursos são para o projeto LINKS 2015, cujos objetivos incluem realizar uma pesquisa colaborativa para analisar as ligações entre energia, comida e água de consumo para o Brasil, com base em aspectos de natureza local (como o uso do solo, poluição e saúde), levando em consideração aspectos de escala global (como a disponibilidade de recursos e concentração atmosférica de gases de efeito estufa).  Também pretende estabelecer uma colaboração permanente entre a Universidade de Cambridge e a Unisul, por meio de capacitação,  troca de ferramentas e métodos quantitativos e qualitativos desenvolvidos pelos centros de pesquisa 4CMR e Greens. Como conseqüência, o projeto promoveria o desenvolvimento econômico e bem-estar do Brasil, por meio do uso sustentável dos recursos energéticos, de água e alimentos, no contexto das estratégias de mitigação de mudanças climáticas.
Agenda cheia
Durante os dias 27 de Junho a 3 de Julho, realizou-se a primeira reunião internacional do projeto Links na Universidade de Cambridge, que contou com a participação de outros pesquisadores da Unisul:  Rafael Ávila Faraco (Vice-líder do Greens e Gerente de Ensino, de Pesquisa e de Extensão do Campus de Tubarão/Unisul); eJoão Marcelo Pereira Ribeiro (Pesquisador do Greens e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisul).
Entre outras atividades, os pesquisadores realizaram o curso Econometric Energy-Environment-Economy Model, organizado pela Cambridge Econometrics. Em Londres, os professores Baltazar de Andrade Guerra, Rafael Ávila Faraco e João Marcelo se reuniram com o professor Benny Dembitzer, que foi laureado com o Prêmio Nobel da Paz em 1985.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação do CONFAP com dados da Unisul