A professora Brunna Cristina Bremer Boaventura, do Departamento de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi agraciada com Prêmio Internacional mais importante concedido a um jovem pesquisador na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, o IUFoST Young Scientist Award.
A cerimônia de premiação ocorreu na última segunda-feira, 22 de agosto, em Dublin, Irlanda, durante o 18th World Congress of Food Science and Technology (IUFoST 2016). Brunna estava acompanhada de sua orientadora, a professora e doutora Renata Amboni.
Premiada Dublin
 
A pesquisa sobre efeitos da erva-mate foi financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e a CAPES. Brunna Faz parte do Grupo de Estudos em Nutrição e Estresse Oxidativo (GENEO), do Grupo de Pesquisa em Comportamento e Consumo Alimentar (CNPq).
Antioxidantes
A pesquisa estudou os efeitos da crioconcentração (concentração por refrigeração) de compostos bioativos com atividade antioxidante do extrato aquoso de folhas de erva-mate. A pesquisadora concluiu que o consumo do extrato submetido ao processo de crioconcentração proporcionou melhora no estado antioxidante de seres humanos saudáveis, quando comparado ao consumo da versão não crioconcentrada.
Fonte: Coordenação de Comunicação Social do CNPq