De 3 a 7 de outubro, quatro startups catarinenses participaram do AIT (Academia Industry Training – Camp Brasil), no Rio de Janeiro. O programa, promovido pela Swissnex Brasil, tem o objetivo de transformar pesquisas de brasileiros e suíços em inovações de mercado.
Durante o encontro, pesquisadores de 10 startups do Brasil — quatro delas catarinenses, sendo três contempladas na quinta edição do Sinapse da Inovação — e 10 startups da Suíça, receberam treinamentos de pitch, participaram de workshops de Business Design Thinking e palestras sobre Entrepreneurial Personality, além de outros temas relacionados ao desenvolvimento de negócios. A programação faz parte do Intercâmbio de Conhecimento e Empreendedorismo entre Brasil e Suíça, em parceria com o Instituto Genesis do Rio e a Swissnex Brasil.
 
As empresas Revella, i9 Biotec e Nanovets estão entre as quatro catarinenses selecionadas para o AIT, após terem sido escolhidas também para receber recursos do Sinapse da Inovação. A Revella, representada por Mateus Vieira Carlesso, é uma empresa focada em pesquisa e desenvolvimento de produtos relacionados à biotecnologia. Seu mercado foco é o agronegócio, mais especificamente a indústria de carnes. Seu produto principal em desenvolvimento é um revelador de patógenos. A i9 Biotec, representada pela Maria de Lourdes Borba Magalhães, é voltada para o desenvolvimento de produtos biotecnológicos inovadores, incluindo kits de purificação de amostras de DNA, enzimas biotecnológicas e outros insumos. O projeto é executado em parceria com a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). “Um produto já está sendo patenteado pela UDESC”, disse Maria de Lourdes. A Nanovets, representada por Leandro Antunes Berti, tem como objetivo o desenvolvimento de fármacos, equipamentos e serviços voltados ao uso animal.
Na sexta-feira, 7 de outubro, aconteceu a apresentação final de pitchs para investidores, professores e aceleradoras. Após o Camp no Rio, os participantes seguirão para Lausanne e Zurique, de 28 de novembro a 2 de dezembro, quando participarão da segunda etapa do programa.
A Swissnex Brasil é uma iniciativa da Secretaria da Suíça Estado da Educação, Investigação e Inovação (SERI), gerido em cooperação com o Departamento de Relações Exteriores como um anexo do Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro.
Mais informações: www.certi.org.br
 
ait-camp-rj
 
Fonte: Primeira Via/Ascom Fundação CERTI