O Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens) teve três trabalhos publicados como capítulos nos Volumes 1 e 3 dos livros  “Handbook of Theory and Practice of Sustainable Development in Higher Education”, da Editora Springer.  Estes trabalhos foram apresentados em Setembro de 2016 na terceira edição do Simpósio Mundial de Desenvolvimento Sustentável nas Universidades, que decorreu no MIT – Massachusetts Institute of Technology (Cambridge, Boston).
Na descrição da obra da Editora Springer é possível ler: “These are part of the award-winning World Sustainability Series, published by Springer, one of the world´s top five scientific publishers. The books are fully peer-reviewed and officially count as publication outputs for promotion and tenure purposes”.
Estes trabalhos foram desenvolvidos no âmbito dos projetos de pesquisa Links 2015: ligações entre o consumo de energia, alimentos e água no Brasil, no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas e Bridge; construindo resiliência numa economia global dinâmica; complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil.
capa
O Links reúne as universidades de Cambridge, no Reino Unido, e a Unisul. Ambos os projetos contam com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fundo Newton e Research Councils United Kingdom (RCUK). No Brasil os projetos são coordenados pelo Grupo de Pesquisa GREENS, liderado pelos professores Baltazar D´Andrade Guerra e Rafael Ávila Faraco.
Os capítulos publicados intitulam-se:

O mestrando João Marcelo Pereira Ribeiro destacou a participação de mestrandos e graduandos nas pesquisas realizadas pelo Greens. “Também é importante a participação nos eventos científicos internacionais como o World Symposium on Sustainable Development at Universities, que teve lugar no MIT, uma das melhores Universidades do Mundo, onde nós apresentamos os resultados dos nossos trabalhos”, disse Ribeiro.
Issa Berchin, aluno do Mestrado em Administração da Unisul afirma que no Greens os alunos são sempre desafiados a focar, fazer mais e melhor. “As parcerias internacionais e os projetos de pesquisa com Universidades Europeias, em que se destaca a Universidade de Cambridge, permitem-nos um contato com as melhores práticas de Ensino, Pesquisa e Extensão, além de ser diferencial muito positivo na nossa formação acadêmica”, avaliou.
O Greens reúne cerca de 20 pesquisadores do Brasil, Reino Unido e Estados Unidos da América. Eles vêm das seguintes Universidades:
– Unisul
– UFSC
– Universidade de Cambridge (Reino Unido)
– Universidade de Liverpool (Reino Unido)
Suas linhas de pesquisa são:
– Os nexos entre água-alimentos e energia no contexto das estratégias de mitigação das mudanças climáticas desenvolvimento Sustentável, educação ambiental e Green campus, cidades sustentáveis, Justiça Ambiental e Refugiados Ambientais.
Fonte: Unisul Hoje, com adaptações da FAPESC