Doze pesquisas em saúde serão avaliadas nas manhãs dos dias 7 e 8 de dezembro por gestores da SES (Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina), do Ministério da Saúde e de especialistas do SUS (Sistema único de Saúde). Realizado no auditório do prédio CELTA, o evento é promovido pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), que em 2012 lançou a chamada pública na qual os projetos foram selecionados.
Nesta quarta-feira, a rodada de apresentações foi encerrada pela Dra. Maria Rita P. Rolim, coordenadora do estudo sobre Processo de comunicação e alimentação saudáveis para os usuários do SUS em SC.  A fonoaudióloga há havia sido selecionada no PPSUS anterior, que possibilitou a criação do Ambulatório da Voz no Hospital Universitário. “Hoje temos avaliação e tratamento da disfagia. Melhorou muito a qualidade do atendimento e o ensino no curso de graduação em Fonoaudiologia da UFSC”, explicou.
 
maria-rita-p-rolim
Entre 9 e 12hs de quinta-feira, outros pesquisadores, das mais variadas instituições, farão apresentações de meia hora e serão sabatinados por especialistas da área estudada e/ou que trabalham no SUS ou entidades parceiras do programa. O objetivo da avaliação é conhecer os resultados e sugerir novas diretrizes para complementar as pesquisas. O seminário também propicia ao SUS adotar conclusões das pesquisas.
Histórico
O PPSUS é um programa nacional, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com 22 FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), entre elas a FAPESC. Desde sua criação, em 2003, este programa nacional do CNPq apoiou mais de 2 mil projetos no Brasil e mais de 200 em Santa Catarina, todos acompanhados por meio de seminários de avaliação promovidos durante a realização das pesquisas e ao término delas.
As metas do PPSUS mantiveram-se as mesmas do projeto original, a resolução dos principais problemas de saúde e a gestão dos serviços locais de saúde, porém gradativamente o programa foi ampliado para todo o território nacional. Ao longo dos anos de existência do Programa, houve sete edições do PPSUS, referentes aos períodos 2002/2003, 2004/2005, 2006/2007, 2008/2010, 2011/2012, 2012/2013 e 2016/2-17.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC