A Fundação Conrado Wessel (FCW) divulgou nesta segunda-feira (28/11) o nome do matemático e professor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Jacob Palis Jr., como vencedor do 15º Prêmio FCW de Ciência. A escolha foi definida a partir de uma lista constituída por centenas de personalidades brasileiras, indicadas por instituições de ensino, pesquisa e cultura de todo o Brasil, convidadas pela Fundação Conrado Wessel.
Jacob Palis Jr. foi escolhido pelo conjunto de sua obra ao longo dos anos, que obrigatoriamente deve ter um caráter social. Ele receberá, junto com o prêmio de R$ 300 mil, um certificado oficial e o troféu comemorativo.

foto jacob 01

Palis contribuiu para a expansão da grade curricular da matemática no Brasil e recebeu o Prêmio Balzan em 2010 por suas contribuições à teoria dos sistemas dinâmicos. Desde 1973 professor do IMPA e foi diretor do instituto de 1993 a 2003. É o atual presidente da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS) e coordenador do Instituto do Milênio (“Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira”). O cientista também é membro estrangeiro da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, da Accademia dei Lincei, da Academia da China, da Academia Leopoldina, da Academia das Ciências de Lisboa e da Académie des Sciences.
O julgamento contou com a participação de representantes da Fundação Conrado Wessel e das dez instituições parceiras da Premiação: Academia Brasileira de Ciências (ABC), Academia Brasileira de Letras (ABL), Academia Nacional de Medicina (ANM) Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), Marinha do Brasil, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Galeria de Homenageados
O Prêmio FCW é realizado todos os anos pela Fundação Conrado Wessel e reuniu, ao longo do tempo, uma coleção de grandes nomes em sua galeria de homenageados.
Na área da Ciência as premiações já foram concedidas a José Goldemberg, Luiz Hildebrando Pereira da Silva, Sérgio Rezende, Jorge Kalil, Jairton Dupont, Jérson Lima da Silva, João Fernandes Gomes de Oliveira, Leopoldo de Meis, Ernesto Paterniani, Sérgio Mascarenhas de Oliveira, Ivan Izquierdo, Hisako Gondo Higashi, Wanderley de Souza, Carlos Henrique de Brito Cruz, Isaias Raw, Magno Antonio Patto Ramalho, Luiz Carlos Fazuoli, Jairo Vidal Vieira, Carlos Afonso Nobre, Aziz Ab’Saber, Philip Martin Fearnside, Aldo da Cunha Rebouças, José Galizia Tundisi, Dieter Carl Ernst Heino Muehe e Almirante Alberto dos Santos Franco. Também foram contemplados o Museu Paranaense Emílio Goeldi e o Instituto Agronômico de Campinas.
Além desta categoria, o Prêmio FCW também é concedido a personalidades que se destacam nas áreas da Cultura e da Medicina.
Na categoria de Cultura a homenagem já foi destinada a Lygia Fagundes Telles, Fernanda Montenegro, Niéde Guidon, João Carlos Martins, Paulo Vanzolini, Nelson Pereira dos Santos, Antônio Nóbrega, Ariano Suassuna, Ruth Rocha, Fábio Lucas, Affonso Ávila, Lya Luft e Ferreira Gullar.
Em Medicina já foram premiados Rubens Belfort Mattos Jr., Protásio Lemos da Luz, José Rodrigues Coura, Marcos Moraes, Miguel Srougi, Angelita Habr-Gama, Ricardo Pasquini, Fúlvio Pileggi, Ivo Pitanguy, Ricardo Renzo Brentani, Adib Jatene, Maria Inês Schmidt e César Gomes Victora.
Prêmio Capes
A Fundação Conrado Wessel é parceira da Capes na premiação anual de melhores teses de doutorado do país. Anualmente, o Grande Prêmio Capes de Tese é concedido às três melhores teses ganhadoras do Prêmio Capes e selecionadas nos três grupos de grandes áreas de avaliação.
O Grande Prêmio consiste em passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada para que compareçam à cerimônia de premiação; certificado de premiação ao orientador, coorientador(es) e ao programa em que foi defendida a tese; certificado de premiação e medalha para autor; auxílio equivalente a uma participação em congresso internacional para o orientador, no valor de R$ 6 mil; bolsa para realização de estágio pós-doutoral em instituição nacional de até cinco anos para o autor da tese, podendo converter um ano em estágio pós-doutoral fora do país em uma instituição de notória excelência na área de conhecimento do premiado; e U$ 15 mil para o premiado, concedidos pela Fundação Conrado Wessel.
Sobre a FCW
A Fundação Conrado Wessel (FCW) foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. A Fundação distribui, anualmente, desde 2003, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios nas categorias FCW de Arte, Ciência, Cultura e Medicina.

Fonte: CAPES