Presidente da FAPESC falará sobre Gestão da Pesquisa no 1º Meetup da Pesquisa de Florianópolis

Com o objetivo de discutir o cenário da pesquisa nas universidades e promover boas práticas na área de pesquisa, representantes de instituições de ensino, instituições de fomento e empresas vão se reunir para trocar experiências e fortalecer a atividade, no 1º Meetup da Pesquisa de Florianópolis, que acontecerá no dia 25 de junho (terça-feira) a partir das 18h30min, na sede da ACATE (na SC 401). O evento será gratuito, aberto para pesquisadores, estudantes e gestores de todas as áreas do conhecimento e de todas as instituições.  Inscrições no link: https://www.sympla.com.br/meetup-da-pesquisa—edicao-florianopolis__544964

Este primeiro encontro terá como tema “boas práticas na gestão da pesquisa” e para palestrar foram convidados a gestora de pesquisa na UNISUL, Dra. Ana Regina de Aguiar, o gestor de pesquisa na UNIVALI, Dr. Cesar Albenes Zeferino e o Pró-Reitor de Pesquisa da UFSC, Dr. Sebastião Roberto Soares.

Para Ana Regina de Aguiar, o evento possibilitará que as universidades mostrem suas diferentes formas de fazer pesquisa, por meio das salas de aula, de programas de iniciação científica, dos grupos de pesquisa e dos Programas de Stricto Sensu. “É uma oportunidade para realizar futuras articulações com outras IES, para o desenvolvimento de pesquisas em redes e, também, uma aproximação com os setores privado e público, objetivando a resolução de problemas destes setores” destaca a gestora de pesquisa na UNISUL.

Além dos gestores das instituições de ensino, o evento contará com a participação dos presidentes da FAPESC e FAPDF, Fábio Zabot Holthausen e Alexandre Santos. Cada um apresentará as diretrizes de gestão da pesquisa nas Fundações que dirigem.

Por fim, o evento terá uma mesa redonda, na qual os painelistas receberão perguntas do público e irão dialogar sobre a gestão da pesquisa na instituições de ensino superior. O evento adota uma postura construtiva com o objetivo de alcançar soluções para os desafios enfrentados pelas organizações e pesquisadores.

“O Meetup da Pesquisa é um evento da comunidade de pesquisa, eum ambiente para que os pesquisadores e gestores de diversas instituições consigam dialogar, dividir experiências e melhorar a prática da pesquisa no seu dia-a-dia”, reforça Cesar Albenes Zeferino, Gestor de Pesquisa da UNIVALI.

O Meetup conta com o apoio da FAPESC, FAPDF, UFSC, UDESC, UNISUL, UNIVALI, ACATE, AMPESC e deve agregar mais instituições até a data do evento, segundo os organizadores.

Palestrantes e Painelistas:

• Ana Regina de Aguiar Dutra – Coordenadora de Pesquisa e Pós-graduação da UNISUL
  • Cesar Albenes Zeferino – Gerente de Pesquisa e Pós-graduação da UNIVALI
  • Sebastião Roberto Soares – Pró-Reitor de Pesquisa da UFSC