O presidente da Fundação de Amparo à pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), Sergio Gargioni, participa até o dia 28 de missão a Israel liderada pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). A delegação irá conhecer o ecossistema de inovação local e participar do lançamento do 4º edital de Cooperação Bilateral em Pesquisa e Desenvolvimento Industrial. Gargioni integra a comitiva representando o Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP), do qual é ex-presidente.

O edital conjunto prevê o apoio a projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico entre empresas dos dois países, com recursos do Escritório do Cientista-Chefe (OCS), pelo lado israelense, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e outras agências oficiais de fomento, como as FAPs, do lado brasileiro. O prazo para envio de propostas será 15 de dezembro.
O programa é coordenado conjuntamente pela Secretaria de Inovação e Novos Negócios do MDIC e pela Autoridade Israelense de Inovação de Israel (AII).  O edital é voltado para o desenvolvimento de produtos, serviços, processos ou métodos inovadores em todas as áreas de tecnologia e em setores que possuem um forte potencial de mercado.
Serão elegíveis no Brasil empresas de qualquer porte, registradas, baseadas e operando no país; instituições de pesquisa credenciadas como Unidades EMBRAPII; instituições de pesquisa brasileiras fora do Sistema EMBRAPII. A participação de uma empresa de cada país é obrigatória. Aderiram ao edital as FAPs dos seguintes estados: Pernambuco (FACEPE), Amazonas (FAPEAM), Goiás (FAPEG), Mato Grosso (FAPEMAT), Minas Gerais (FAPEMIG), Santa Catarina (FAPESC) e Paraná (Fundação Araucária), mas outras poderão aderir ao longo do prazo de submissão de propostas.
A missão começou no domingo, 25, com visitas à Embaixada Brasileira em Tel Aviv para reunião de alinhamento com o Embaixador do Brasil, Paulo César de Vasconcellos, e encontro com Karin Mayer Rubinstein , representante do Israel Advanced Technology Industries (IATI). A comitiva também visitou a visita à Universidade de Tel Aviv e assistiu uma sessão de debate sobre Manufatura Avançada. Entre outros locais, a delegação irá visitar a Israel Aerospace Industries, a Jerusalem Venture Partners e a Yiussum, empresa de transferência de tecnologia da Universidade de Jerusalém.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC
Foto: Divulgação/MDIC