A convite do Conselho Sueco de Pesquisa (SRC), Sergio Gargioni e Maria Zaira Turchi, presidente e vice-presidente do CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), participarão de missão à Suécia para discutir colaboração acadêmico-industrial com instituições daquele país. A visita ocorre de 13 a 17 de fevereiro e também devem participar representantes do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).

Gargioni participou, em 2016, do Seminário de Excelência Brasil-Suécia, realizado em Brasília. (Divulgação/SACF)

Gargioni preside a FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina) e irá tratar também de assuntos para pesquisas bilaterais na área de Aeronáutica para o seu estado. Na programação está prevista uma reunião com empresários e pesquisadores locais, que deverá ocorrer na embaixada brasileira naquele país. Em 2016, o embaixador sueco Per-Arne Hjelmborn visitou a fundação durante a reunião anual dos embaixadores da União Europeia no Brasil, que teve a presença de 18 diplomatas de diferentes nações.
A missão terá início na sede do SRC, onde a delegação brasileira deve se reunir com membros da STINT (Fundação Sueca para Cooperação Internacional em Pesquisa e Ensino Superior), da Vinnova (Agência Sueca para Inovação), do Formas (Conselho de Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável) e do próprio SRC, equivalentes suecos dos órgãos brasileiros.
A delegação brasileira visitará a Universidade de Estocolmo, a Universidade de Linköping e o Instituto Real de Tecnologia, além de participar do Seminário de Excelência de Estocolmo, no qual serão discutidos o futuro da colaboração internacional em pesquisa e os resultados dos seminários de cooperação internacional realizados nos últimos dois anos na Coreia, Singapura, China, Indonésia e Brasil. O evento será organizado de 13 a 16 de fevereiro pelo Fórum Sueco de Colaboração Acadêmica e dele participarão seis universidades.
Seminário no Brasil – Realizado em Brasília, em maio de 2016 (foto), o seminário teve foco na área de Aeronáutica e teve apoio do CISB (Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro) e do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). Entidades dos dois países discutiram sobre sistema de inovação, motivações para cooperação e seus benefícios no longo prazo nos âmbitos nacional e bilateral, tecnologias vislumbradas, projetos de sucesso em curso e o modelo de cooperação bilateral com potencial transferência para outros setores da sociedade.
 
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC