No dia 26 de agosto, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) concedeu o título de Doutor Honoris Causa a Sergio Luiz Gargioni, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP). Em ambas instituições ele está na segunda gestão.
“O título reconhece a contribuição do professor Gargioni para a pesquisa nacional através de instituições como Fapesc, CONFAP, MEC, Capes e CNPq”, afirmou Antonio Heronaldo de Sousa, reitor da UDESC.
“O fato de ele presidir o CONFAP dignifica o estado de Santa Catarina,” disse Alexandre Amorim dos Reis, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UDESC. Ele submeteu, ao comitê de pesquisa institucional, a proposta aprovada por unanimidade também pelo Conselho Superior da universidade.
AsEfY7zHKWDCwdkj40WI1afatoQtgd2wKlypGyURW6SX
Gargioni recebe título do reitor Antônio Heronaldo de Souza
Atuação internacional
“O Prof. Gargioni tem sido um grande incentivador da cooperação científica entre os estados brasileiros, por meio das FAPS, com a União Europeia e seus Estados Membros. Considero-o plenamente merecedor do título de Doutor Honoris Causa, pela sua contribuição intelectual na área da ciência e tecnologia e inovação, importância na trajetória do desenvolvimento da pesquisa científica de alto nível no Brasil e por propiciar um ambiente favorável para o diálogo com os demais países e sobretudo por toda dedicação e ajuda à União Europeia na área de pesquisa e inovação”,ressaltou o italiano Piero Venturi, Conselheiro Científico da Delegação da União Europeia, que prestigiou a cerimônia de outorga do título Doutor Honoris Causa, em Florianópolis.
“Hoje a pesquisa está cada vez mais globalizada,” falou o homenageado. Exemplo disso são as chamadas públicas bilaterais lançadas após missões de Gargioni ao Reino Unido, entre elas uma que fomenta o estudo da dengue, febre chicungunha e outros males que afligem países do terceiro mundo. “Temos doenças negligenciadas não só no Brasil, mas também nos 15 países que se beneficiam do Fundo Newton”, acrescentou, referindo-se aos recursos do Reino Unido que se somam às contrapartidas das Fundações de Amparo à Pesquisa para viabilizar projetos de pesquisa. “O CONFAP tem colocado FAPs – inclusive pequenas e médias – no cenário internacional”.
Engenheiro Mecânico formado pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Gargioni tem mestrado em Engenharia Mecânica pela University of Illinois (Estados Unidos) e MBA Executivo, na área de Administração de Negócios, pelo Instituto IMD Lausanne (Suíça). Fez diversos outros cursos em instituições como a Fundação Getúlio Vargas e o INSEAD (The Business School for the World), no campus da França.
Deu aulas também na UnB (Universidade de Brasília), em paralelo às atividades como Superintendente de Desenvolvimento Industrial e Infraestrutura e Secretário de Órgãos Colegiados do CNPq e como Secretário Executivo do Conselho Nacional da Pós-Graduação da CAPES.
Detalhes e curiosidades no currículo anexo