A primeira etapa do IV Seminário Regional da Água teve lugar na cidade catarinense de Água Doce, dia 8 de julho, e foi organizada pela UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul), com recursos da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
nsmail-143
Na ocasião, os participantes foram divididos em três grandes grupos temáticos (proteção de nascentes área rural; cultura de boas práticas no uso da água; e projetos sensibilizadores da conservação e da preservação das nascentes) para a elaboração propostas de trabalho a serem desenvolvidas até 21 de outubro, quando acontece a segunda etapa do evento.Naquela data, representantes dos grupos apresentarão os trabalhos e os projetos empreendidos contemplando os três temas. Eles servirão para subsidiar a criação de política pública de serviços ambientais com incentivos às boas práticas.
Na edição de 2016 o tema é Proteção de nascentes: Tecnologia e inovação para a preservação e, diferentemente dos anos anteriores, tem cunho mais propositivo e acontece em duas etapas.
A iniciativa de realizar o seminário começou em 2013 no âmbito municipal e extrapolou os limites da pioneira Água Doce. Como a questão relacionada à água ultrapassa as fronteiras de um único município e deve ser tratada de maneira integrada, as instituições organizadoras decidiram ampliar sua abrangência, contemplando o Comitê da Bacia do Rio do Peixe e o Comitê da Bacia do Rio Chapecó-Irani. Entre os organizadores estão também a Prefeitura do Município de Água Doce, EPAGRI (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina) e Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC