Programa Entra21 forma mais de 300 jovens em tecnologia

Além de formatura, alunos têm a chance de mostrar seus trabalhos na VII Mostra de Talentos que segue até esta quinta-feira, dia 21

Em uma cerimônia prestigiada por empresários e autoridades locais e regionais, o Teatro Carlos Gomes recebeu nesta quarta-feira, 20 de outubro, a formatura dos 330 alunos do Programa Entra21 e a abertura da VII Mostra de Talentos.

Na cerimônia de formatura, o coordenador do Programa Entra21, Sérgio Tomio enfatizou as diferenças da iniciativa para o mercado. “A gente sabe que o Entra21 é diferente. Tanto pela forma de atração e seleção, pela qualidade de formação, da gestão profissional e transparente, do monitoramento de todo o processo, do comprometimento de todas as equipes, ou pelos bons exemplos como este, com a Mostra de Talentos”, disse.

Durante sua fala, Tomio apresentou alguns indicadores relevantes sobre o Programa. Nos últimos 5 anos, segundo ele, o Programa registrou um aumentou de 50% no número de inscritos, um acréscimo de 30% na carga horária (nesta edição foram 8.160 horas de treinamento intensivo), e uma redução de 25% o custo da hora aula. “Agora, estamos conversando para levar esta solução para todo o Estado”, falou.

E esta iniciativa ganhou apoio da Fapesc, entidade do governo do Estado, uma das apoiadoras do Programa. O presidente da entidade, Fábio Zabot Holthausen aprova, “afinal de contas, SC é um estado que busca ser inovador através de políticas públicas e de hubs dos Centros de Inovação, que fazem a conexão de várias entidades e empresas”.

Conexão também foi a palavra citada pelo deputado estadual Ricardo Alba, que representou a Assembleia Legislativa de Santa Catarina. “A palavra que define o sentimento de hoje é a conexão. Faz nossa região ser referência. E consolidar a estadualização do Programa Entra-21, fazendo a geração de renda e o desenvolvimento do estado é uma das nossa premissas”, enfatizou.

Henrique Bilbao, presidente da Blusoft, entidade responsável pelo Programa Entra21, incentivou os formandos para ‘fazerem a diferença’, citando a Mostra de Talentos. “Essa é a oportunidade para vocês se venderem, para vocês se mostrarem para as empresas. Temos mais de 8 mil vagas em TI e vocês estão aqui para escalar”, comentou.

O foco nos formandos também foi enfatizado pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt. “Vocês são o motivo que nos impulsiona a estar desenvolvendo o programa e acreditamos que estamos dando oportunidade diferenciada para vocês e para a família de vocês. Ao longo dos 16 anos de Programa, são já mais de mais de 5 mil formados. Este programa dá certo por conta da rede, unindo governo estadual, municipal e empresas e entidades que apoiam esta iniciativa”, reforçou o prefeito.

A VII Mostra de Talentos – Entra21 ocorre nos dias 20 e 21 de outubro, no Teatro Carlos Gomes. Informações: https://bit.ly/MOSTRAENTRA21

*Informações do Centro de Inovação de Blumenau.