Projeto apoiado pelo governo estadual será apresentado na COP23

Desde setembro, duas bolsas de pesquisa concedidas pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), vêm permitindo a realização do estudo de dinâmicas territoriais/urbanas e estruturação técnico-metodológica e de sistema da SPG (Secretaria de Estado do Planejamento), visando qualificar as políticas e os gastos públicos em Santa Catarina.

Climate Change Conference

A concessão das bolsas se deve ao êxito de um projeto anterior, apresentado também em setembro no CIDESP (Congresso Internacional de Desempenho do Setor Público). Dentro do Painel de Boas Práticas de Gestão do Desempenho Público, o  Gerente de Planejamento Urbano da SPG, Flávio Rene Brea Victoria, apresentou o Sistema integrado para análise da qualidade do gasto público em temas estratégicos do planejamento e gestão territorial: o caso da mudança do clima. Ele foi convidado pelo Ministério do Meio Ambiente para representar o Brasil na Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas – Conferência de Partes da ONU – COP23, a ser realizada na Alemanha, em novembro, como proposta aos 196 países signatários do Acordo do Clima de Paris. Lá, voltará a explicar os resultados do projeto piloto desenvolvido em Santa Catarina junto aos Ministérios da Fazenda e do Planejamento, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),  que foram reconhecidos pela sua abordagem inovadora em gestão pública, aproximando o planejamento da decisão qualificada, considerando a territorialidade e a qualidade dos gastos públicos.

O projeto catarinense passou a integrar a Plataforma AdaptaClima, da Fundação Getúlio Vargas – FGV (gvces.com.br/adaptaclima), e será inserido no SisVuclima, Sistema Brasileiro de Vulnerabilidades Climáticas, da FIOCRUZ (www.sisvuclima.com.br).

Pode-se afirmar que a FAPESC é nossa importante parceira nos desenvolvimentos que estaremos realizando”, disse Victoria, engenheiro agrícola com mestrado em Irrigação e Drenagem Esalq/USP-BR e doutorado em Eng. Agrícola/Planejamento e Gestão de Água e Recursos Hídricos ISA/UTL-PT. A Fundação também apoiou o CIDESP, repassando ao evento recursos do programa Proeventos (www.cidesp.com.br).