Único projeto do estado de Santa Catarina selecionado em edital internacional, um projeto da UNISUL (Universidade do Sul de Santa Catarina) receberá apoio do Fundo Newton e da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). A chamada foi lançada em 2015 pelo Research Council do Reino Unido, em parceria com o CONFAP (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa), no âmbito do Fundo Newton.
conferencia bridge unisul
O projeto BRIDGE (Building Resilience In a Dynamic Global Economy) envolve pesquisadores da UNISUL e da Universidade de Cambridge, que estudarão a complexidade no nexo entre alimentos-água e energia no Brasil. Um dos objetivos das pesquisas é fazer a avaliação da política ambiental brasileira para informar e apoiar sua reformulação, alcançando o desenvolvimento sustentável num contexto de mudanças ambientais e econômicas globais. “Estou extremamente feliz por ser o segundo projeto que aprovamos no Fundo Newton e ter a grande honra de representarmos Santa Catarina nesta chamada”, diz o coordenador da pesquisa do lado brasileiro, José Baltazar de Andrade Guerra.
O Fundo Newton é uma iniciativa do governo britânico que visa promover a pesquisa e a inovação em países emergentes. O projeto da UNISUL foi contemplado por uma chamada em parceria com o ESRC (Economic and Social Research Council). Também foram lançadas chamadas com MRC (Medical Research Council), e BBSRC (Biotechnology and Biological Sciences Research Council). Pesquisadores de10 estados que participaram das chamadas por meio de suas FAPs (Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) tiveram projetos selecionados.
As chamadas contemplaram as seguintes áreas de pesquisa: Centros Virtuais em Nitrogênio Agrícola;Vivendo em Cidades Saudáveis e Ciência  Social da conexão entre água, alimentos e energia; e Doenças Infecciosas Negligenciadas. A lista completa dos projetos selecionados pode ser consultada neste link.
Sobre a Rede de Ciência e Inovação (SIN) e o Fundo Newton no Brasil
No Brasil, a Rede de Ciência e Inovação (SIN), baseada na Embaixada Britânica em Brasília e no Consulado Geral Britânico em São Paulo, tem a função de oferecer uma visão estratégica da governança dos £45 milhões do Fundo Newton no Brasil. SIN Brasil tem como propósito criar parcerias de ciência e inovação de excelência mundial entre o Reino Unido e o Brasil.
A equipe do Fundo Newton, dentro do departamento do SIN Brasil, facilita as interações dos implementadores e parceiros britânicos e brasileiros, assegurando um alinhamento estratégico entre os diversos programas criados. É também responsável pelo monitoramento dos resultados e impactos dos programas do Fundo na relação bilateral entre o Brasil e o Reino Unido.
 
Por: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC