O engenheiro Roberto Böell Vaz recebeu o Prêmio Mútua de Empreendedorismo, pelo projeto Roaz, na  73ª Semana Oficial de Engenharia e da Agronomia (SOEA), em Foz do Iguaçu (PR). O projeto Roaz recebeu apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio dos programas Sinapse da Inovação eo  TECNOVA, que apoia a inovação, sobretudo tecnológica, em micro e pequenas empresas.
A premiação foi realizada no dia 30 de agosto, pela Mútua, entidade que assiste aos profissionais do CREA (Conselho Regional Engenharia Arquitetura Agronomia), em parceria com a Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores).
 

apresentação roaz 73 soea
Foto: CONFEA/CREA – divulgação

 
O Roaz é um tipo de embarcação conhecido como VANTNA (Veículo Aquático Não-Tripulado de Navegação Autônoma), que realiza monitoramento e coleta de dados em meio aquático. Sua trajetória é previamente programada e acompanhada por uma equipe, podendo ter interferência dos controladores. O projeto foi apoiado também pela FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos),  parceira da FAPESC no TECNOVA.
A Semana de Engenharia vai até o dia 1 de setembro,  e conta com a presença de cerca de 4 mil pessoas, entre profissionais, estudantes, cientistas e pesquisadores. O tema central desta edição da SOEA é “Engenharia a favor do Brasil – Mudanças e Oportunidades”. Simultaneamente estão sendo realizados o 3º Contecc (Congresso Técnico Científico), a 1ª etapa do 9º CNP (Congresso Nacional de Profissionais) e exposições em parcerias com os CREAs de vários estados.
 
Fonte: Jéssica Trombini – Coordenadoria de Comunicação da FAPESC, com informações da SOEA