Alejandro Rafael Garcia Ramirez, professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), participa, nos dias 1º e 2 de outubro, da 7ª Internacional Conference on Science in Society, que ocorre em Chicago, nos Estados Unidos. Na ocasião, ele apresentará pesquisa sobre as experiências de participação de especialistas em desenvolvimento de novas tecnologias para a educação especial.
bengala eletro
O estudo apresenta aspectos metodológicos para a criação, desenvolvimento e avaliação de tecnologias assistivas. Ele revela detalhes da experiência de desenvolvimento de soluções para desktops e tablets com foco em sistema de comunicação alternativa para pessoas com habilidades de fala limitada.
 
O pesquisador, de origem cubana, atua no Brasil desde 2003 e tem suas atividades direcionadas ao desenvolvimento de soluções de tecnologia assistiva. Atualmente ele coordena um projeto de cooperação internacional entre Cuba e Brasil com financiamento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), coordena projetos voltados para o desenvolvimento de soluções que melhorem a mobilidade e interação de cegos e de crianças com distúrbios de comunicação.
A programação completa do evento pode ser conferida clicando aqui: http://science-society.com/the-conference/program-and-events/schedule-of-sessions.
 
Fonte: Assessoria da Univali