Quatro empresas de Joinville estão na final do Prêmio Inovação Catarinense

A inovação em sustentabilidade é o grande destaque as empresas de Joinville nesta edição do Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc). Ciser e Acqua Logic disputam o primeiro lugar na categoria Inovação de Impacto Socioambiental. Também estão entre os finalistas a Whirlpool, concorrendo como Empresa Inovadora, e o Instituo Ânima Sociesc como ICT Inovador. Os vencedores serão conhecidos na próxima quarta-feira (19 de fevereiro), às 18h30, durante cerimônia no auditório da Acate em Florianópolis.

A Ciser, empresa tradicional da cidade na fabricação de portas e parafusos, tem sido nada convencional na busca por soluções ambientais. Além de consumir cerca de 40 mil toneladas de aço na linha de produção, também usa por ano 250 mil litros de óleo nos processos de tratamento térmico, material que depois era coletado e encaminhado para central de resíduos.

Mas a equipe de engenharia criou um sistema para reaproveitamento desse insumo, que agora é separado após o uso, passar por decantação e centrifugação. O resultado final é um óleo idêntico ao novo. Só em 2019 foram reaproveitados 21.300 litros, suficiente para abastecer 1.331 carros populares.

Com a reutilização, além de cortar custos para a empresa, também reduziu os riscos ambientais no transporte do produto, classificado como perigoso e que precisaria ser levado por mais de 650 quilômetros até a refinaria. Assim, 394 quilos de CO² também deixaram de ser emitidos.

A joinvilense Acqua Logic também está na disputa com um sistema de inteligência analítica para gestão da rede de abastecimento de água. São diversos módulos que apontam os responsáveis pelas perdas, levando à solução mais eficiente e o melhor controle do problema. O software é indicado para concessionárias de saneamento públicas e privadas, além de empresas de engenharia e consultoria. A ideia é que o sistema englobe 100% dos processos de controle em uma única ferramenta.

Inovação como meta

Outra empresa do Norte do Estado que participa do prêmio é a Whirlpool. Disputando na categoria Empresa Inovadora, a companhia que hoje é considerada a maior fabricante de eletrodomésticos do mundo conta com 23 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento no Brasil. São 550 profissionais dedicados à área, que recebe 4% do faturamento. Como resultado dessas ações, 25% da receita da empresa vem de produtos inovadores.

Quando o assunto é educação, uma das instituições que quer aliar inovação e modelos de aprendizagem é o Instituto Ânima Sociesc, que disputa o título de ICT Inovadora. Além de estimular, fomentar e coordenar projetos de inovação, formação, pesquisa, consultoria, tem desenvolvido parcerias com entidades científicas e tecnológicas. Conta hoje com 650 laboratórios de todas as áreas de conhecimento, espaços makers e salas de metodologias ativas.

Inovação nos órgãos públicos

A gestão pública tem exigido cada vez mais inovação e investimentos em tecnologia para melhorias no resultado. É o que tem feito a prefeitura de Joinville, uma das finalistas do Prêmio Inovação na categoria Governo Inovador. Com o projeto Smart Mobility, foram criadas cinco etapas para melhorar as intervenções de mobilidade urbana. O processo começa com o diagnóstico e o que deve ser priorizado, em seguida a estimativa de demanda, passa para simulação, depois uma análise de cenário para enfim medir os resultados. Com essa estratégia, a tomada de decisão, que antes não tinha muitos dados e que era pautada apenas na experiência dos técnicos, melhora e se torna mais eficiente. Para se ter uma ideia, Joinville tem hoje cerca de 2 mil ruas e 19 mil trechos.

Saiba mais

O Prêmio Inovação Catarinense – Professor Caspar Erich Stemmer foi criado em 2008 para reconhecer e dar visibilidade a pessoas e instituições que desenvolvem conhecimento científico e tecnológico. São destacados esforços em inovação, em desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, além de iniciativas que contribuem para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

Nessa edição, foram inscritos 124 projetos. Destes, 30 estão entre os finalistas em 11 categorias. Confira todos que estão concorrendo no site http://bit.ly/PrêmioStemmer

O quê: resultado do Prêmio Inovação Catarinense.

Quando: próxima quarta-feira (19 de fevereiro).

Onde: auditório da Acate, na SC-401 em Florianópolis.

Horário: às 18h30.