O governador Raimundo Colombo e Sergio Gargioni, presidente da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), participaram do lançamento da terceira etapa do Programa Reviver – Inovação na Atenção aos Dependentes de Substâncias Psicoativas no Estado. A iniciativa foi da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa e o evento ocorreu no dia 27 de março, em Florianópolis,.

Colombo também participou da abertura do seminário internacional para debater a cooperação entre o governo de Santa Catarina e Portugal no programa.

Foto: James Tavares/Secom
A terceira etapa do Reviver, conta com orçamento de R$ 8,7 milhões neste ano, já garantidos pelo Governo do Estado, por meio do Fundo Social, e repassado para Secretaria de Estado da Saúde. Conforme o presidente da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ismael dos Santos, o edital foi concluído no último dia 23. “Estamos na expectativa para saber quantas comunidades efetivamente se credenciaram e poderão receber o convênio de até R$ 10 mil por comunidade terapêutica”, informou.
Criado em 2013, com o apoio do Parlamento catarinense, o Reviver possibilita o credenciamento no governo estadual de comunidades terapêuticas voltadas à recuperação de dependentes químicos. Em contrapartida, as entidades recebem um auxílio financeiro do Estado. “Muito da violência que nos afeta e que é cada vez maior, decorre do problema de drogas. Temos que conscientizar as pessoas e qualificar o grupo de voluntários que através do tratamento da recuperação traz uma grande contribuição e oportunidades na recuperação de vidas. Então o Estado está investindo, buscando ainda mais resultado e eficiência. Neste terceiro ano do programa reconhecemos as conquistas e o trabalho de todos”, disse o governador. Nas duas edições anteriores, houve participação da FAPESC, porém a nova será ampliada e financiada com recursos de outras fontes.
Seminário
Para o presidente da Comissão de Prevenção e Combate às Drogas da Alesc, Ismael dos Santos, o evento é muito importante. “Tivemos a oportunidade de estarmos em Portugal, conhecendo a estrutura e vimos que estão a nossa frente em relação ao acolhimento e, sobretudo na questão da legislação e prevenção às drogas. Certamente, temos muito a aprender com eles, inclusive numa perspectiva diferenciada no Brasil e Santa Catarina, que são as comunidades terapêuticas estatais. Queremos aprender, avançar e compartilhar o que conquistamos. Nos últimos três anos foram 15 mil acolhidos em Santa Catarina, o que nos dá ânimo e motivação”.
O seminário contou com a presença da professora da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, em Portugal, Teresa Maria Mendes Diniz de Andrade Barroso, do psicólogo Hélder Gonçalo Amorim Soares, de Lisboa e representantes de entidades atuantes no Estado, como o Núcleo de Reabilitação de Vidas, o Centro de Recuperação Nova Esperança e a Casa de Recuperação Água da Vida, entre outros.
Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação – Secom