Relação artesanato-cultura será debatida no Seminário Regional Oeste

Percebendo a potencialidade de valorização da cultura local por meio das artes manuais, pesquisadores da UNOCHAPECÓ (Universidade da Região Comunitária de Chapecó) estão organizando o I Seminário Regional Oeste: Narrativas Culturais do artesanato para o dia 15 de março. A iniciativa está articulada à pesquisa correlata, que envolve especialmente os cursos de Artes e Design, com o objetivo de qualificar peças artesanais e profissionais responsáveis por elas.

Equipe da UNOCHAPECÓ

O seminário será apoiado pela  FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), que mantém o programa Proeventos para viabilizar eventos técnico-científicos que contribuam para minimizar as desigualdades regionais e disseminem conhecimentos.

Sobre a instituição anfitriã

A UNOCHAPECÓ é mantida pela FUNDESTE (Fundação de Desenvolvimento do Oeste), por meio da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, programa permanente de extensão, desenvolve atividades na região Oeste de Santa Catarina desde 2003, buscando através de equipes multidisciplinares e ações combinadas ressaltarem o potencial criador de nosso artesão, contribuindo para o processo de desenvolvimento regional, socialmente justo, ecologicamente equilibrado e economicamente viável.

Essas intervenções permitem o resgate das memórias, narrativas e histórias, trazendo intrinsecamente uma requalificação do produto artesanal local, consolidando e promovendo a melhoria da condição de vida dos artesãos envolvidos, mediante ações que fomentam a inclusão produtiva, ampliando assim a geração do trabalho e renda. Neste sentido, a incubadora visa ao empoderamento social dos artesãos no oeste catarinense e na busca pelo beneficiamento da matéria prima, primando por novas tecnologias sociais e inovação no segmento.