Retrospectiva: Sete editais PPSUS ajudam a melhor atendimento público à saúde

Resultados de 32 projetos de pesquisa voltados à saúde pública e referentes  à Chamada Pública 7/2013 foram apresentados na FAPESC em 2018, no Seminário de Avaliação Final do o PPSUS (Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde). Eles se somam aos mais de 300 estudos desenvolvidos em território catarinense a aos aproximadamente 3 mil projetos conduzidos no Brasil como um todo, desde o primeiro edital PPSUS, lançado em 2004.

O objetivo do programa federal operado localmente pelo governo estadual é apoiar pesquisas que promovam a melhoria da qualidade de atenção à saúde no SUS em Santa Catarina, além de fornecer ferramentas à elaboração de políticas públicas em saúde. A execução das pesquisas é acompanhada por meio de avaliações promovidas durante sua realização e ao término delas.

Estão em andamento mais 22 projetos referentes à chamada lançada em 2015, em parceria com a SES (Secretaria de Estado da Saúde) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Em 2017, os pesquisadores contemplados apresentam suas propostas a pareceristas, criando possibilidades de ajustes na metade do processo. Entre eles estava o Prof. Emílio Pizzichini (foto), cujo estudo aperfeiçoa o diagnóstico de overlap, asma e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. Também há projetos ligados a temas como cirrose hepática, cirurgia bariátrica, lesão medular, artrite reumatoide, câncer do colo do útero e de mama.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC