As revistas acadêmicas produzidas no Centro de Ciências Humanas e da Educação (Faed), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), melhoraram seus patamares na última avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Os resultados foram divulgados no Periódicos Qualis, inserido na Plataforma Sucupira desde o dia 19 de dezembro.
Revistas_FAED
A revista Tempo e Argumento, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), foi a melhor avaliada e atingiu o estrato A2 e está agora posicionada entre as melhores do país na área de História.
“Este resultado corresponde ao esforço coletivo de editores, docentes e técnicos universitários que se envolveram em sua produção nos últimos anos”, ressalta a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Faed, Sílvia Maria Fávero Arend.
O periódico também receberá fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ao ser contemplado em edital específico para revistas científicas em 2016.
Outro destaque no Qualis da Capes foi a revista Percursos, periódico acadêmico da Udesc Faed, que obteve a avaliação B1 na área de Ensino. “Esta é a revista mais antiga em atividade no centro e está comprometida com a interdisciplinaridade. A conquista é fruto de esforços de editores, técnicos universitários e docentes, envolvidos em uma publicação que busca ampliar a interação entre as diferentes áreas das Ciências Humanas e da Educação”, destaca a diretora.
A Udesc Faed conta também com a Revista Linhas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), cujo resultado depende da avaliação da área da Educação, ainda não divulgado pela Capes.
“A equipe da direção de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc Faed, juntamente com os editores, prosseguiu ao longo de 2016 em seu esforço para buscar os melhores indexadores internacionais, como Scopus e Web of Science, para os periódicos do centro, com vistas ao aprimoramento, à qualificação e ao maior impacto dos trabalhos publicados por nossas revistas”, completa a diretora da área.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Udesc Faed