Dentre as 300 startups selecionadas para o primeiro ciclo de aceleração do programa Inovativa Brasil, que oferecerá mentorias e capacitações a empresas nascentes de base tecnológica, 55 são de Santa Catarina. O estado ficou atrás apenas de São Paulo, que teve 62 selecionadas. Das aprovadas em Santa Catarina, cinco são incubadas do MIDI Tecnológico, incubadora gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC. São elas: 1Will, Especifique-me, ACT Sistemas, ePHealth e MyTapp. Além destsas, também passou para próxima fase do programa a BipBoy, uma spin off da graduada nKey. As capacitações oferecidas para quem foi selecionado começaram no dia 5 de abril e vão até o dia 18 de junho.

inovativa

As soluções desenvolvidas pelas incubadas do MIDI abrangem segmentos diversos. A 1Will trabalha com um equipamento que distribui, em pequenas quantidades, suplementos alimentares em academias. A Especifique-me, voltada para arquitetos, designers e decoradores, é uma ferramenta que hospeda, organiza e relaciona produtos de projetos de interiores, identificando tendências e perfis de consumo. A ACTSistemas  desenvolve soluções para a Web e para Desktop, na área de sistemas gerenciais de negócios e visão computacional. A MyTaap é desenvolvedora de um sistema para automatização de chopeiras self-service, ativado pelo cliente por meio de um cartão ou aplicativo. A ePHealth desenvolve uma solução voltada aos profissionais da saúde, que ajuda no controle e prevenção de doenças crônicas. Já a BipBoy, que derivou da graduada do MIDI Tecnológico nKey, trabalha com o gerenciamento de motofrete.

A  ACATE e o MIDI Tecnológico são os agentes do Inovativa em Santa Catarina, programa de aceleração realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI). A iniciativa  tem como objetivo oferecer capacitação, por meio de cursos gratuitos, mentorias nacionais e internacionais, conexão com possíveis parceiros, investidores e grandes empresas, além de suporte para internacionalização das startups que chegarem até o final dos ciclos de aceleração.

O Inovativa é dividido em três fases, sendo que a primeira é de aceleração. No final do ciclo de capacitação, os participantes terão que submeter seus projetos para a segunda etapa,no dia 23 de junho. Para a nova fase, passam até 125 finalistas, que serão anunciadas no dia 11 de julho. Estas empresas poderão ter acesso à  investidores, grandes empresas, financiamentos e subvenções, além de contar com o auxílio para a internacionalização, um dos grandes objetivos do projeto. As startups que chegarem até a etapa final serão conhecidas no dia 29 de agosto e poderão contar com vantagens nas chamadas de apoio financeiro a projetos de empresas com Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, a “Chamada CNPq-SETEC/MEC – Apoio a Projetos Cooperativos de Pesquisa Aplicada e de Extensão Tecnológica”. Ainda estarão automaticamente classificadas na Qualificação, primeira etapa de avaliação do Edital SENAI SESI de Inovação, que prevê R$ 400 mil em recursos de subvenção. As finalistas também terão acesso ao Programa BNDES de apoio à micro, pequena e média empresa inovadora.

Sobre o MIDI Tecnológico

O MIDI Tecnológico foi contemplado três vezes com o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador da Anprotec: eleito a melhor incubadora do Brasil para promoção da cultura do empreendedorismo em 2014; melhor incubadora do Brasil para o desenvolvimento local e regional em 2012; e melhor incubadora do Brasil para a Geração e Uso Intensivo de Tecnologias em 2008. A entidade já apoiou 84 empresas de base tecnológica e atualmente conta com 19 incubadas e 3 pré-incubadas.

Fonte: Gabriela Pederneiras – Dialetto