O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) inaugurou na cidade de Tubarão, em Santa Catarina, o primeiro Laboratório Aberto de Inovação no estado. Dotado de impressoras 3D e equipamentos de costura e eletrônica, o novo ambiente permite a construção de protótipos de inovações criadas por estudantes da própria instituição e de outras escolas da região, com o objetivo de ajudar alunos e empresas a tirar suas ideias do papel.

Foto: SENAI SC

“Estamos colocando o laboratório à disposição da comunidade de Tubarão e região. Qualquer pessoa ou empresa que desejar fazer uma pesquisa ou desenvolver um novo produto pode utilizar os equipamentos que se encontram nesse espaço, com a orientação de professores e participação dos nossos alunos”, explicou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), Glauco José Côrte.

A primeira atividade desenvolvida no Laboratório Aberto do Senai foi o Grand Prix de Inovação, evento que reuniu estudantes da instituição e de escolas públicas da região. Divididos em três equipes, os estudantes passaram 48 horas dentro da unidade buscando soluções para desafios propostos pelas empresas Hydra, Crush Design, e Formus.
No primeiro caso, a demanda era “uma nova experiência no banho”, para o qual a proposta apresentada foi o desenvolvimento de chuveiros destinados a crianças e que economizam energia elétrica e água. No caso da Crush Design, o desafio foi criar novos bancos com o uso de conexões impressas em 3D e capazes de suportar no mínimo 150 quilos. A inovação apresentada foi um banquinho que também serve de abrigo para o cachorro da família. Já a proposta da Formus era a solução para o descarte de retalhos de MDF. Os participantes criaram peças de cabideiros e de isolamento térmico e acústico.
Uma das equipes chegou a comercializar o produto por meio de uma rede social. A comissão julgadora contou com a participação de especialistas e até mesmo de empresários, proprietários das empresas parceiras no projeto.
Fonte: Agência ABIPTI