Organizada pela Delegação da União Europeia no Brasil em parceria com o Governo do Estado, a reunião anual dos Embaixadores de 26 países europeus prevê visitas com foco na inovação, entre elas uma, dia 30 de maio, na Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). A ser visitada logo no primeiro dia da agenda oficial, a Fapesc ampliou sua cooperação internacional, principalmente por conta do Fundo Newton, que fomenta pesquisas e inovações em países emergentes. Desde 2014, 15 projetos receberam do Fundo britânico, mediante contrapartida do governo estadual.
A Fundação ainda mantém aberta, até o final de 2016, chamada pública com o Estado de Berlim, Alemanha, para que empresas catarinenses de pequeno ou médio porte firmem parcerias com empresas e instituições alemãs de ciência, tecnologia e inovação. Serão contempladas pesquisas sobre componentes ópticos como lasers, fotossensores, fibras óticas e emissores de luz.
Em ações conjuntas com a União Europeia, a Fapesc divulgou em abril uma chamada pública pela qual serão apoiadas pesquisas sobre o Zika vírus, além de fechar acordo com o programa Horizonte 2020 que financiará pesquisas sobre temas como doenças negligenciadas. “O programa prevê desembolsar, aproximadamente, € 80 milhões até 2020 para projetos colaborativos de pesquisa e inovação com países da União Europeia”, avalia o presidente da Fapesc, Sergio Gargioni. Na segunda-feira, ele recepecionará os embaixadores para falar destas ações e coordenar apresentações de empresários que mantém relações com a UE.
O Governador Raimundo Colombo destaca a importância do evento para ampliar a presença catarinense no mercado internacional. “Será um momento de convivência com todos estes embaixadores para uma troca cultural, promovendo um conhecimento geral sobre o Estado, e também incentivando um maior intercâmbio comercial. Temos muito interesse em ampliar nossos negócios no exterior, vender mais e com isso manter e melhorar o nível do emprego interno. O mercado externo é um caminho importante, uma grande oportunidade diante da crise que vive o mercado interno brasileiro”, afirma.
Segundo o Embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, a União Europeia vê o Brasil como um “país muito próximo e amigo que se enquadra nas nossas Parcerias Estratégicas”. “Essa parceria é reforçada, entre outros mecanismos, por uma rede de mais de 30 diálogos sobre temas diversos, entre os quais se insere a pesquisa e a inovação”, completa o Embaixador.
bandeirolas
A reunião terá início durante a visita dos Embaixadores no Sapiens Parque, no Norte de Florianópolis. Como parque de inovação, o Sapiens foi concebido para ser referência em inovação, pesquisa, tecnologia e sustentabilidade. “A decisão do grupo em iniciar este encontro fundamental para as relações internacionais entre Santa Catarina e Europa a partir do Sapiens Parque é um motivo de orgulho e um atestado de que já somos reconhecidos como uma referência de projeto de inovação e empreendedorismo. É resultado de parceria entre governo, setor empresarial, universidades e instituições da sociedade civil”, afirma José Eduardo Fiates, diretor executivo do Sapiens Parque.
Como parte do Programa Catarinense de Inovação (PCI), se destacam os projetos para construção de 13 Centros de Inovação em diferentes regiões do Estado e o programa Geração TEC. Os centros serão construídos nas cidades de Jaraguá do Sul, São Bento do Sul, Lages, Chapecó, Joaçaba, Tubarão, Itajaí, Blumenau, Rio do Sul, Brusque, Florianópolis, Criciúma e Joinville; e abrigarão aceleradoras de empresas, incubadoras, laboratórios de pesquisa, de capacitação e de consultoria para novos negócios. Já o Geração TEC é um programa criado em 2011 par a oferta de cursos gratuitos de curta duração e encaminhamento para as vagas do setor de tecnologia da informação e comunicação (TIC), descobrindo talentos para o mundo da tecnologia e fortalecendo as empresas do Estado. As iniciativas devem ser apresentadas aos embaixadores durante a visita.
Fonte: Secretaria de Articulação Internacional e outros órgãos do governo estadual, entre eles a Fapesc