SC sediará 7 eventos sobre resultados de subvenção econômica à inovação em empresas

Uma série de eventos serão promovidos nos meses de março, abril e maio, em diversos municípios catarinenses, para mostrar ao público os resultados do Tecnova, programa da Finep (Financiadora de Inovação e Pesquisa) operado localmente pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).

Além da apresentação dos projetos executados com recursos do Tecnova, os sete eventos terão palestrantes convidados para abordar temas como Propriedade intelectual, Aceleração de Projetos Inovadores, Captação de Recursos e Parcerias Indústrias-Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Pesquisa e Desenvolvimento. A organização dos encontros “é uma Ação Transversal do programa, com objetivo de acompanhar e avaliar os resultados dos projetos e do Programa no Estado de Santa Catarina”, explica a gerente de Pesquisa Científica, Tecnológica e Inovação da FAPESC, Deborah Bernett (à esquerda, na foto, em visita a SensorWEB, empresa de Florianópolis que criou sistema cujo objetivo é automatizar a medição e o monitoramento de temperaturas em câmaras frigoríferas e de vacinas, bancos de sangue e até em supermercados).

No último quadriênio, foram investidos R$ 23,08 milhões para fomentar a inovação e aumentar a competitividade de 53 micro e pequenas empresas de Santa Catarina cuja atuação está ligada a Saúde, Tecnologias da Informação, Plásticos e Embalagens, Móveis e Artefatos de Madeira, Eletrometalmecânico, Cadeia Produtiva, Energias Renováveis e Cadeia de Petróleo e Gás. Cada uma delas recebeu em média R$ 426 mil após ter sido selecionada por meio de chamada pública conjunta (aproximadamente 7,6 milhões do governo estadual e 15,5 milhões do governo federal).

 

MESORREGIÃO PROJETOS
Grande Florianópolis 35
Norte Catarinense 7
Oeste Catarinense 3
Serrana 1
Sul Catarinense 1
Vale do Itajaí 6
TOTAL 53

 

Histórico

 

Em 2012, a Finep selecionou parceiros estaduais por meio de um edital de chamada pública de âmbito nacional, em que as instituições candidatas foram indicadas pelos respectivos governos estaduais.  A FAPESC foi escolhida em Santa Catarina e fez do estado o primeiro a lançar, em 2013, o programa federal ligado ao Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Durante o andamento do Tecnova, foram realizadas visitas técnicas a fim de garantir o cumprimento das metas e o bom uso dos recursos públicos. Os resultados finais serão apresentados na série de eventos que inicia dia 12 de março, em Florianópolis, na Acate (Associação Catarinense de Tecnologia).

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Foto:  Jéssica Trombini/FAPESC.