O ano vai começar com novas perspectivas para 20 startups que serão selecionadas para participar da 6ª edição do Programa Startup SC. A iniciativa do Sebrae/SC visa promover a inovação nos negócios digitais. As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de março pelo site do projeto (www.startupsc.com.br).
O Coordenador Estadual do Programa, Alexandre Souza, informa que podem concorrer startups digitais e mesmo empreendimentos ainda sem CNPJ. “Podem se inscrever aplicativos, soluções web, games, e-commerce, markteplace direcionados para diferentes áreas como educação, agronegócio, saúde, entre outras”, comenta.
As startups serão selecionadas por uma banca integrada pelo Sebrae/SC. Entre os critérios de avaliação está o modelo de negócio, com uma proposta de valor e o problema a ser atendido; a equipe complementar; o caráter inovador do negócio; e o mercado, com suas possibilidades de aceitação e avaliação da concorrência. “Quanto mais detalhado for o plano, melhor. Não é preciso que a solução já esteja desenvolvida, mas é recomendável que tenha sido iniciada”, explica Alexandre.
Após a análise das startups inscritas, serão pré-selecionadas 30 candidatas. Depois de entrevista por Skype e atividades online, serão definidas as 20 participantes da 6ª edição do Programa Startup SC.
As atividades iniciam em abril. “Durante cinco meses, as startups selecionadas passarão por capacitações relacionadas a modelagem de negócios, testes de mercado, gestão comercial, marketing digital, vendas e preparação para investimentos, além de consultorias mensais de acompanhamento da startup”, esclarece o coordenador.
Além de o programa ser totalmente gratuito, o Sebrae/SC realizou uma série de parcerias estratégicas com a Amazon Web Services (AWS), Conta Azul, MailDocker, Zendesk, Pipedrive, 99Designs e Resultados Digitais, visando entregar mais benefícios para as startups participantes do programa.
Resultados
O Programa Startup SC é promovido pelo Sebrae/SC e durante os últimos 3 anos mais de 100 startups, de 23 cidades do Estado já participaram da iniciativa.
Para Orlando Purim, CEO da Startup ATAR, de Timbó, e participante da quinta turma do programa, “O StartupSC transformou a ATAR. A empresa e nós empreendedores subimos de nível em todas áreas. Melhoramos nosso pitch, aprendemos a captar investimento, a ficar espertos com questões jurídicas, a construir parcerias, criar estratégias eficazes entre tantas outras coisas. Com isso, um mar de oportunidades se abriu e dessa vez estávamos prontos para aproveita-las”, comenta o empresário.
O empreendedor Gélio Junior, da Startup Simples Dental, de Praia Grande, e participante da terceira turma do programa, afirma que a participação no programa representou um momento ímpar na história da empresa. “Foram os conselhos das mentorias que fizeram com que nós pensássemos fora da caixa e mudássemos a forma de monetizar e distribuir o produto, tornando-o o maior software odontológico da América Latina”, relata.
Informações e inscrições
O quê: 6º Turma do Programa de Capacitação Startup SC
Quando: 10 de fevereiro a 20 de março
Inscriçõeshttp://www.startupsc.com.br
Fonte: Acate