Seis projetos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) foram contemplados em chamada do Fundo Newton, por meio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e do CONFAP (Conselho nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa). Os pesquisadores vão desenvolver estudos conjuntos com britânicos, que vêm ao Brasil por períodos que variam de duas semanas a quatro anos. A chamada Fellowships, Research Mobility and Young Investigator foi lançada em 2015 em parceria com as Academias Britânicas no escopo do Fundo Newton.
british academy 3
Ao todo, foram submetidas 96 propostas, das quais 56 serão financiadas. O coordenador de Área Internacional do CONFAP, Mario Neto Borges, considera este um número elevado de propostas contempladas, representando 57% do total. As 41 propostas restantes não serão financiadas por alguma das seguintes razões: não se enquadraram; não foram recomendadas no mérito; ou ultrapassaram o limite de recursos que a FAP destinou para esta chamada. Ao todo, 17 FAPs estiveram envolvidas na chamada, sendo que 11 delas tiveram projetos selecionados em seus estados e vão dar contrapartida aos valores investidos pelo Fundo Newton.
São três as modalidades de auxílio: Fellowships, Research Mobility Grants, e Young Investigator Grants (esta última apenas no estado de São Paulo). As áreas de pesquisa atendidas foram: Engenharias, Ciências Naturais, Humanas, Sociais e Médicas (incluindo pesquisa clínica e orientada a pacientes). O início das atividades contempladas será em março. Confira a lista completa dos projetos neste link.
A chamada foi lançada em julho de 2015 e encerrou a submissão de propostas em outubro. Devido à grande quantidade de projetos, houve atraso na divulgação dos contemplados, anteriormente prevista para dezembro de 2015.
Confira os nomes dos contemplados de Santa Catarina, seus parceiros de pesquisa e os títulos projetos:
Rodrigo Castelan Carlson (UFSC)  – Konstantinos Ampountolas (University of Glasgow) – Cooperative and Flexible Public Transportation Systems (CFPTS)
Moisés Ferber de Vieira Lessa (UFSC) – David W P Thomas (University of Nottingham) – Enabling the Smart Grid through optimization of the power quality of distributed and renewable generation
Yesid Ernesto Asaff Mendoza  (UFSC) – Marin Varbanov Marinov (Newcastle University ) – A Systematic Method for designing Rail Services for Regional Rail Networks, incorporating Transfer and Application of New Technologies for both passengers and freight
Mario Antonio Ribeiro ADntas (UFSC ) – Marcos A Rodrigues (Sheffield Hallam University) – Secure Cloud Access infrastructure and regional innovation support
Rogerio Gomes de Oliveira (UFSC ) – Huashan  Bao (Newcastle University) – Multiple effects and multiple stages chemisorption heat pump for solar thermal energy storage
Mailce Borges Mota (UFSC) – Ali Mazaheri and Katrien Segaert ( University of Birmingham) – Syntactic processing and the development of reading and writing skills: and EEG study with Brazilian children
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC