Com o objetivo de refletir sobre o conhecimento produzido por diferentes grupos de pesquisa que investigam o modo de organização do ensino com base na Teoria do Ensino Desenvolvimental, aconteceu a 1ª edição do Seminário de Grupos de Pesquisas sobre a Teoria do Ensino Desenvolvimental nos dias 24 e 25 de julho, na Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), campus Tubarão.
O Seminário constituiu grande oportunidade para refletir sobre as sínteses das apreensões da Teoria de Ensino Desenvolvimental, no que se refere aos fundamentos filosóficos e psicológicos, assim como suas implicações no modo de organização do ensino, desde a Educação infantil até a formação de professores, com ênfase na Educação Matemática. O evento tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) por meio do edital PROEVENTOS.
Durante o evento foram apresentadas 33 pesquisas desenvolvidas no contexto de 12 grupos de pesquisas brasileiros: Grupo de Pesquisa Teoria do Ensino Desenvolvimental (TedMat-Unisul), Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe/USP), Grupo de Pesquisa em Educação Matemática: uma abordagem histórico-cultural (GPEMAHC/Unesc), Grupo de Estudo e Pesquisa em Ensino de Matemática e Atividade Pedagógica (GEPEMAPe/UFU), Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Desenvolvimento Profissional Docente (GEPEDI/UFU), Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores (GEForProf-UTFPR), Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividades de Ensino (Gepae/UEM), Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola (GEPEFE/Unesc), Rede de Pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste (REDECENTRO/UFG), Grupo de Pesquisa: Trabalho Educativo e Escolarização (GENTEE/UEM) E Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Atividade Matemática (GeMAT/UFG). “O objetivo deste evento ficou muito bem delineado, discutir como anda e como deveria mudar o ensino no país. Que seja uma semente frutífera”, aponta o pró-reitor de Ensino, Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, professor Hércules Nunes de Araújo.
Foi um evento proposto por um coletivo e organizado por um coletivo, com a intenção de integrar pesquisadores das diferentes instituições e incentivar a adesão de novos integrantes aos grupos de pesquisa, a fim de fortalecer as reflexões sobre o modo de organização do ensino que possibilite a aprendizagem de conceitos científicos e o desenvolvimento do pensamento teórico. “Precisamos lutar por condições para que as atividades de ensino e estudo sejam desenvolvidas em sua plenitude. Assumir a Teoria do Ensino Desenvolvimental, seja na pesquisa, ensino e/ou extensão, significa assumir uma postura de resistência a realidade na qual se insere o atual sistema educacional brasileiro”, destaca a professora Josélia Euzébio da Rosa, Coordenadora Geral do evento e professora do curso de Pedagogia e do Mestrado em Educação da Unisul.

Por ser interinstitucional, o evento tem caráter itinerante, sendo realizado um ano na Unisul e outro na Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina (Unesc). Este ano, mesmo sendo organizado pelo Grupo de Pesquisa Teoria do Ensino Desenvolvimental (TedMat-Unisul), também foi apresentado por pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática: uma abordagem histórico-cultural (GPEMAHC/Unesc), coordenado pelo professor doutor Ademir Damazio. Ambos os grupos fazem parte da rede nacional de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisa Sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe), liderada pela Universidade do Estado de São Paulo (USP).
Fonte: Unesc