Novas perspectivas têm sido desenvolvidas para saúde do idoso e com este foco está sendo realizado o ‘I Seminário Internacional de Promoção da Saúde do Idoso’, no auditório C da Unidade Pedra Branca, até hoje, 17 de maio. O evento discute assuntos relacionados ao mercado de trabalho e ao conceito idoso saudável. O seminério é promovido pela Unisul  (Universidade do Sul de Santa Catarina) e tem apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catrina) por meio do edital PROEVENTOS.

O seminário propõe discussões e trocas de experiências para que os participantes possam desenvolver competências para sua atuação. O evento é destinado a integrantes de grupos de pesquisa, profissionais que atuam com promoção e reabilitação da saúde do idoso em práticas inovadoras, entre outros. “Abordamos mais o envelhecimento saudável do que falando das doenças que acometem o envelhecimento. Achamos importante mostrar essa visão”, destaca a presidente da comissão organizadora, professora Anna Quialheiro. Alguns dos temas abordados são alimentação saudável, práticas esportivas e idoso no mercado de trabalho. A programação completa pode ser vista neste link.
A abertura do evento foi com a palestrante de Portugal, Teresa Margarida de Abreu Cotrim, doutora em Fisioterapia. “Ela é uma referência na área da Ergonomia e o contexto do trabalhador no processo de envelhecimento. Então, por isso, o evento se tornou internacional.”, comenta Anna. No evento estão sendo promovidas palestras de outros profissionais da área de saúde de Santa Catarina. O seminário envolve os cursos de Fisioterapia, Nutrição e Educação Física, além de Cosmetologia e Estética.
O resultado esperado é estreitar relacionamentos entre grupos de pesquisa e produzir um suplemento de revista científica com os trabalhos enviados e apresentados.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC, com informações da Unisul