Após ter sido beneficiado pelo programa Sinapse da Inovação, o empreendedor catarinense Rudinei Carlos Gerhart, aperfeiçoou um aplicativo gratuito, chamado Meu Plano, e com ele ganhou o projeto Encontre um Anjo 2016, competindo com mais de 2000 inscritos. O resultado foi divulgado pela promotora do projeto, a revista Pequenas Empresas & Grandes negócios, da Editora Globo.
Após instalado num smartphone, o aplicativo analisa as ligações e operações feitas pelo usuário e indica o plano de telefonia móvel com melhor preço e que atenda suas principais necessidades. “Nesse projeto, o Sinapse da Inovação foi muito importante, porque foi a primeira validação que tivemos com relação à ideia. Os recursos financeiros auxiliam a fazer investimentos e principalmente uma boa rede de contatos”, relatou o fundador e CEO da empresa, contemplado em 2015 pela FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina).
Segundo Gerhart, o projeto vinha sendo pensado desde 2013, mas o desenvolvimento e a operacionalização ganharam força no último ano. Assim nasceu a Meu Plano, startup de Chapecó (SC). A empresa, especializada em telecomunicações, oferece um serviço que indica para o usuário qual é o melhor plano para celular. Na outra ponta, vende leads para as operadoras, que podem conquistar clientes a um custo menor do que o atual. “A gente faz, todos os dias, uma pesquisa criteriosa do mercado e usamos big data para fornecer o melhor resultado. O reconhecimento dos investidores me faz acreditar que a Meu Plano está no caminho certo”, afirma.
Semana passada, ele fez um pitch de cinco minutos para uma plateia formada por investidores e outros empreendedores no auditório do Insper, em São Paulo, e foi o que mais impressionou o corpo de jurados, formado por um time de investidores e mentores. Conquistou o primeiro lugar, entre outros sete finalistas do Encontre Anjo 2016. São eles: COIOT Internet das Coisas, Eletro II, Mapix, Taturana Mobilização social, Top Rider e Treinei Portal da Saúde.
Histórico do Sinapse
Desde o seu lançamento, em 2008, até a 4ª edição, em 2014, o Sinapse da Inovação apoiou a criação de 294 empresas, das quais 83% estão ativas no mercado com um faturamento estimado de mais de R$ 120 milhões em 2014. As empresas criadas geraram 1200 postos de trabalho altamente qualificados, já depositaram pelo menos 94 patentes e geraram 259 relações de parcerias com universidades, grandes empresas e entre as próprias empresas geradas no programa. O programa já envolveu mais de 28 mil cidadãos catarinenses, entre proponentes de ideias, avaliadores e visitantes do Portal Sinapse da Inovação, atingindo 262 municípios do estado e disseminando a cultura empreendedora em Santa Catarina.
Na edição atual, que teve início em novembro do ano passado, o programa atingiu um recorde de ideias submetidas: 1719 propostas foram inscritas no portal – número 40% superior ao da edição anterior – e pelo menos 3600 pessoas receberam capacitação ao longo do programa. Desse total, 200 propostas chegaram à penúltima etapa do processo e, por fim, as melhores foram selecionadas e irão gerar mais 91 startups inovadoras no estado, entre elas a Meu Plano.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC

Rudinei Carlos Gerhart disse que o prêmio do Encontre um Anjo é mais um passo na validação da ideia e do protótipo do Meu Plano
Rudinei Carlos Gerhart disse que o prêmio do Encontre um Anjo é mais um passo na validação da ideia e do protótipo do Meu Plano