Imagine poder armazenar seus cartões fidelidade de bares e restaurantes num aplicativo no seu smartphone, sem ter que carregar todos eles na carteira, correr o risco de perdê-los ou esquecer em casa? Uma empresa que surgiu no Sinapse da Inovação colocou essa ideia em prática e criou o aplicativo IGotten para resolver esses e outros problemas. O usuário poderá receber promoções dos estabelecimentos que frequenta, e a cada dez pontos, chamados de gotens, pode trocar por benefícios, daí o nome I GOT TEN. O aplicativo ainda está em fase de testes e deve ser lançado no final de julho.

Versão de testes do aplicativo IGotten

Além de ser uma plataforma de gerenciamento de cartões fidelidade, o IGotten analisa dados (Big Data), podendo aproximar os clientes dos estabelecimentos comerciais, reduzindo custos e aumentando o faturamento. “Os donos dos estabelecimentos comerciais vão conhecer seus clientes por meio de dados estatísticos fáceis de serem interpretados e com isso poderão produzir campanhas de marketing mais assertivas”, diz Daniel Malta, diretor comercial da empresa homônima, surgida com apoio do governo do Estado por meio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). O proprietário de um restaurantes pode, por exemplo, enviar o menu do dia a seus clientes, ou uma barbearia pode enviar uma notificação para clientes que não freqüentam ao estabelecimento há meses, oferecendo uma bonificação.
“Durante nossa pesquisa de campo, identificamos que muitos usuários pedem um novo cartão a cada ida ao estabelecimento. Com o nosso sistema, o usuário final converte suas compras diárias em benefícios, fica sabendo das novidades e ganha prêmios, tudo isso na palma da mão”, comenta Daniel. O IGotten é uma plataforma de marketing do tipo B2B, que tem empresas como clientes, e B2C, com usuários finais que interagem com os serviços daquelas empresas. Esses usuários finais, as pessoas físicas, não pagam para usar os serviços da plataforma.
“Nós já temos uma lista de clientes interessados em usar a plataforma. Nosso primeiro cliente deve ser captado no início de agosto”, afirma o diretor comercial da IGotten. Aproximadamente 200 clientes, de 14 mercados diferentes da Grande Florianópolis, fizeram parte da fase de testes de aderência e demonstram interesse em utilizar a plataforma. Foram feitas simulações de uso do aplicativo e testes para chegar ao modelo atual, validando o IGotten antes de chegar ao mercado.
Além de ter participado da Feira do Sinapse, realizada em junho, a empresa esteve nesta semana (5) no Festival Dazideia, na ACATE (Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia), fazendo uma presentação (pitch) sobre sua inovação para investidores. “O Sinapse nos ajudou a tirar a ideia do papel e o subsídio da FAPESC foi fundamental para criarmos a empresa, elaborar o produto e entrar no mercado. O programa também contribuiu muito com as aulas e mentorias. Agora nós estamos em busca de investimento para nos mantermos no mercado e crescer em escala”, comenta Daniel.
 
Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC