Foi divulgada no dia 3 a lista das quinze empresas contempladas para participar do AdMaCom (Advanced Materials Competition), programa de aceleração organizado pela rede internacional INAM (Innovation Network Advanced Materials), que terá início no fim deste mês em Berlim, na Alemanha. Ao lado de países como Reino Unido, Alemanha, Finlândia, Espanha e Itália, o Brasil se destacou com a classificação de 5 startups de alta tecnologia – todas catarinenses. Destas, 3 são oriundas do Programa Sinapse da Inovação – iniciativa da Fundação CERTI viabilizada pela FAPESC  (Fundação de Amparo à pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). Outras duas catarinenses também foram selecionadas.
logo inam
As startups aprovadas irão participar de um ciclo de aceleração de 6 semanas, com início no dia 29 de agosto e término em 09 de outubro, que irá reunir equipes corporativas, empresas nascentes, pesquisadores e mentores para trabalharem juntos. Durante o programa, as quinze startups selecionadas irão receber treinamentos, assim como orientações de negócios e tecnologia para desenvolver produtos e soluções inovadoras. Todas são relacionadas à área de materiais avançados e hardware, com projetos que englobam temas como OLEDs, comunicação via luz e tecnologia de plasma para aerogel sustentável.
A etapa final ocorre no dia 10 de outubro, em Berlim, com representantes de empresas e do governo local durante uma noite de apresentações dos produtos inovadores das quinze aprovadas. Na ocasião, uma banca de jurados irá oferecer, em dinheiro e serviços, prêmios no valor de 30 mil euros para os vencedores do AdMaCom. Além disso, as startups terão contato com investidores, corporações internacionais, fornecedores de materiais e desenvolvedores de aplicativos que estarão presentes no evento final.
Mais informações no site da INAM: http://inam.berlin/about/
Lista das startups catarinenses aprovadas:

Fonte: Marcela Borges – Assessoria de Comunicação da CERTI