Durante oito semanas, 15 startups do programa Sinapse da Inovação participaram de um curso da Universidade de Berkeley, três professores que coordenaram os estudos presenciais e virtuais, com base na metodologia de Steve Blank sobre modelagem de negócios. A cerimônia de formatura do programa Lean LaunchPad, da Universidade da Califórnia-Berkeley, realizado em parceria com a UDESC/ESAG, em Florianópolis, aconteceu no dia 23 de fevereiro.

De acordo com a coordenadora de projetos do Centro de Empreendedorismo Inovador da Fundação CERTI, Fernanda Konradt de Campos, todas as startups do Sinapse da Inovação mudaram seus projetos ao longo do curso. “Foram feitas mais de mil entrevistas com potenciais clientes pelos participantes a fim de validar suas ideias de negócios. Com o método da UC Berkeley, os sinápticos tiveram que rever os segmentos de clientes nos quais pretendem atuar, propostas de valor, entre outros pontos essenciais para o sucesso de seus negócios”, assinala.
Para Wellington Brocardo, da startup O Ajudante, de Florianópolis, o treinamento deu um novo rumo para seu negócio. “O curso lean launchpad nos ajudou a economizar tempo e a canalizar esforços. Logo no primeiro dia, nós aprendemos que nosso processo de entrevistas com clientes poderia ser otimizado. Os professores do curso nos ensinaram técnicas de como fazer perguntas para extrair o máximo de informações possíveis. A nossa startup estava muito focada em produto antes do curso, e não conhecíamos tão bem nossos clientes como conhecemos hoje. O curso foi uma parte fundamental para a empresa, que agora tem uma visão de futuro muito diferente da anterior”, afirma o empreendedor.
Esta foi a primeira edição do programa da UC Berkeley no Brasil, parcialmente financiado pelo Departamento de Estado dos EUA, com apoio da Fapesc (Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de Santa Catarina) e Fesag (Fundação de Estudos Superiores de Administração e Gerência). O método utilizado durante o curso foi o Lean LaunchPadque ensina como reduzir a sua taxa de falha através da combinação de design do modelo de negócios, desenvolvimento de clientes e desenvolvimento ágil do produto ou serviço.
Conheça as empresas que participaram do curso:

Fonte: assessoria Sinapse da Comunicação