Balneário Arroio do Silva, cidade do sul de Santa Catarina, receberá de 23 a 25 de maio o VII Simpósio Brasileiro sobre a cultura do maracujazeiro e o II Seminário Sul-brasileiro sobre maracujazeiro. O evento é promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC), por meio do edital PROEVENTOS.

O foco do evento é debater ações de planejamento, instalação e manejo da cultura do maracujazeiro no Brasil, em espacial na região sul, além de discutir polinização e manejo integrado de pragas, colheita, pós-colheita, comercialização e melhoramento genético da cultura. “O II Seminário Sul-brasileiro sobre maracujazeiro prevê palestras para subsidiar com informações sobre a cultura do maracujazeiro aos técnicos e agricultores da região sul do Brasil, enquanto o VII Simpósio trará palestras sobre o desenvolvimento desta cultura na última década”, diz o coordenador do evento, Henrique Petry. Serão apresentados também trabalhos científicos na forma de pôsteres. A programação pode ser acessada neste link.
Como resultados dos dois eventos, é esperada a capacitação de 70 técnicos, 100 estudantes de agronomia e pós-graduação em Ciências Agrárias e 30 professores e pesquisadores, além de 100 lideranças do setor produtivo do sul catarinense. Será também confeccionado o livro eletrônico de Anais do Evento, contendo as palestras técnicas e os resumos dos trabalhos publicados no evento. “Além disso, esperamos propiciar um momento de interação do setor produtivo, através de produtores e associações e cooperativas, com técnicos, pesquisadores e professores universitários dedicados a esta cultura”, destaca o coordenador do evento.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC