O projeto “Sumá – Sistema de qualificação de gestores, operadores e fornecedores da alimentação escolar”, cujo nome é inspirado na Deusa Tupi-Guarani da agricultura, criado em 2013 pela equipe coordenada pelo professor Alexandre Leripio, do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi aprovado no edital Sinapse da Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).
Em 2014, o projeto foi submetido e aprovado no edital Tecnova, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Fapesc, o que permitiu o desenvolvimento do sistema propriamente dito. Hoje, os professores Marco Antonio Harms Dias e Rafael de Santiago, gerem as atividades do Sumá junto com Leripio.
O projeto propõe uma nova tecnologia gerencial que promete integrar a produção da agricultura familiar com as demandas da alimentação escolar e institucional. Ele está entre os 100 projetos contemplados na 5ª edição do programa Sinapse da Inovação, que teve recorde de ideias submetidas, em novembro do ano passado, com 1719 propostas inscritas no portal – número 40% superior ao da edição anterior. Desse total, 200 projetos chegaram à penúltima etapa do processo e, por fim, 100 foram selecionadas para receber, cada um, R$60 mil em recursos da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), consultorias e cursos do Sebrae, além de bolsas para os empreendedores.
O Sumá já foi finalista da etapa nacional do Prêmio Santander Universidades, em 2015, na Categoria Ciência e Inovação. A proposta apresenta alternativas que auxiliam o cumprimento das normas e requisitos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e da Lei 11.947/2009, que estabelece que um mínimo de 30% das compras da alimentação escolar deve ser proveniente da agricultura familiar.
exemplo sinapse
“Só para citar um exemplo prático, em fevereiro de 2015, o Ministério da Educação suspendeu a liberação de R$ 37 milhões para a alimentação escolar de Santa Catarina porque o Estado não conseguiu cumprir a lei. Nós apresentamos a ideia do sistema em desenvolvimento para o governo estadual, que demonstrou grande interesse em sua utilização”, afirma Leripio.
Para que a produção da agricultura familiar chegue à mesa das escolas, o Sumá prevê a utilização de uma plataforma na internet para que operadores e gestores da alimentação escolar façam o cadastro dos cardápios escolares, elaborados por nutricionistas, e para que agricultores familiares façam o seu registro, indicando os produtos que pretendem cultivar no próximo ciclo. Além disso, são informadas coordenadas geográficas para localização das propriedades em mapas interativos.
A ideia é que o sistema cruze as informações, gerando uma demanda planejada para o cultivo regional, bem como, um controle do abastecimento das instituições de ensino com alimentos locais e frescos, adequados aos traços culturais da região. Por meio da plataforma, qualquer pessoa interessada poderá acessar informações sobre os ingredientes das refeições dos cardápios escolares, de acordo com seus respectivos códigos de rastreabilidade, os quais estão associados às informações inseridas pelos agricultores familiares.
Além do desenvolvimento do sistema propriamente, o Sumá prevê capacitação para gestores, nutricionistas, operadores e fornecedores, de forma que seja possível e viável sua utilização aos interessados. A proposta é extremamente adaptável, podendo ser aplicada a diversas realidades regionais e até internacionais.
O professor Marco Antonio Harms Dias explica que os vencedores desta edição do Sinapse da Inovação têm até o dia 6 de junho para abrir uma empresa, pois em julho inicia o processo de pré-incubação. “Cerca de 300 empreendedores destes 100 projetos selecionados, receberão acompanhamento e capacitações para alavancar seus negócios. O Sumá está entre as propostas que terá este suporte”, esclarece.
Programa Sinapse da Inovação
O Sinapse da Inovação é uma iniciativa do governo estadual, com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), e realização da Fundação Certi. O programa visa identificar ideias inovadoras e com potencial de se tornarem negócios de sucesso, dando suporte necessário à estruturação da empresa e ao aperfeiçoamento do produto ou serviço inovador.
Fonte: Ana Paula Bazi e Natália Uriarte Vieira/Univali