UFSC realiza evento internacional sobre Feminismo e Democracia com apoio do PROEVENTOS

Nos dias 20 e 21 de março, o Laboratório de Estudos de Gênero e História promove na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) a 3ª edição das Jornadas do LEGH, que terá como tema Feminismo e Democracia. O evento é realizado com apoio da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) por meio do edital PROEVENTOS.

A III edição das Jornadas do LEGH deve apresentar as últimas pesquisas em andamento e discutir a presença das mulheres nos movimentos sociais e principalmente nos espaços de poder. “Nos últimos anos temos presenciado de um lado um movimento conservador que pretende excluir os direitos das mulheres e das minorias em geral e de outro, aquilo que tem sido chamado de ‘Primavera das Mulheres’, ou seja, a presença de mulheres nas ruas, mas também em diferentes lugares e inclusive, nos espaços virtuais”, diz a professora Joana Maria Pedro, da comissão organizadora do evento.

O LEGH irá incentivar a discussão sobre temas como assédio sexual, marcha das mulheres em nível internacional, além das reivindicações LGBTQIA e refletir sobre como a academia tem abordado esses temas, e como pode contribuir para aprofundar os debates.

As primeiras Jornadas do LEGH aconteceram em 2015, criando um espaço para discutir a democracia em relação aos feminismos com enfoque histórico. O evento deve atrair pesquisadoras da Argentina, Chile e Uruguai, buscando a aproximação entre diferentes instituições que vêm se preocupando com as articulações entre feminismo e democracia no Cone Sul. Também estão previstas participações de especialistas de diversos pontos do Brasil, como Ceará, Bahia, Paraná e Mato Grosso.

As Jornadas do LEGH terão Conferências, Mesas Redondas, Simpósios Temáticos e Mostra de Fotografia. É possível fazer inscrição gratuita como ouvinte durante o evento. Mais informações em: https://jornadasdolegh2018.wixsite.com/evento

 

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da FAPESC