O reitor Luis Carlos Cancellier e a vice-reitora Alacoque Lorenzini Erdmann, pró-reitores, secretários e professores receberam a visita de uma comitiva de embaixadores da União Europeia nesta terça-feira, 31 de maio, na Sala dos Conselhos, no piso térreo da Reitoria, em Florianópolis. O grupo participou da mesa-redonda “Cooperação Brasil x União Europeia” realizada no auditório do Centro Socioeconômico (CSE) ao longo da manhã. Obter melhor conhecimento sobre a realidade brasileira e lançar relações de cooperação entre entidades catarinenses e seus congêneres da Europa são objetivos da comitiva.

DSC_0039
Além de presidir a FAPESC e o CONFAP, Prof. Sergio Gargioni dá aulas na UFSC e acompanhou a Delegação da União Europeia na segunda e na terça, dias 30 e 31 de maio

A mesa-redonda foi uma promoção dos cursos de graduação e de pós-graduação em Relações Internacionais e das secretarias de Relações Internacionais da UFSC e do Estado de Santa Catarina. O secretário de Relações Internacionais da UFSC, Lincoln Fernandes, apresentou dados sobre a instituição, que, atualmente, conta com cerca de 440 convênios internacionais. “Essa visita vem consolidar ainda mais o processo de internacionalização. Temos 179 convênios ativos com universidades da União Europeia, o que é muito representativo. Esperamos novas parcerias”, afirmou Lincoln. A Universidade possui 47 convênios com a Alemanha, 34 com a França, 23 com Portugal, 22 com a Itália, 21 com a Espanha, oito com a Inglaterra, seis com a Bélgica, três com a Holanda, três com a República Tcheca, dois com a Áustria, dois com a Irlanda, dois com a Polônia, dois com a Suécia, um com a Dinamarca, um com a Letônia, um com Eslováquia e um com a Lituânia.
O reitor Luis Carlos Cancellier externou satisfação em receber a comitiva, destacou a recepção de um atleta olímpico da Estônia para treinamento no Centro de Desportos (CDS) no segundo semestre e citou a criação da Secretaria do Esporte da UFSC. “Isso é uma prova do carinho com que a Universidade olha para o mundo, não só na área do esporte, mas em todas as outras também”. O Complexo Atlético do CDS receberá a equipe olímpica de Atletismo da Estônia, da qual faz parte Gerd Kanter, ouro em Pequim em 2008 na prova de Lançamento de Disco.
A vice-reitora Alacoque Lorenzini deu as boas-vindas a todos e falou sobre a missão da UFSC como instituição acadêmica de excelência. “Desenvolvemos pesquisas e tecnologias com parcerias importantes com o setor produtivo de Santa Catarina e com organismos nacionais e internacionais. A gestão da produção de ciência e tecnologia e formação de pessoas se efetiva melhor em organizações interconectadas com os diversos segmentos da sociedade”, disse.
Os embaixadores assistiram ao vídeo institucional da UFSC. “A visita é, para nós, um ponto obrigatório, porque olhamos para a Universidade como um pilar do estado de Santa Catarina. Há a indução de um entrosamento internacional muitíssimo forte. Existe uma ligação forte dessa instituição com as instituições da União Europeia e o aprofundamento das ligações científicas com países europeus”, afirmou o embaixador de Portugal e professor da Universidade de Coimbra, João Gomes Cravinho.
Anualmente, os embaixadores da União Europeia escolhem um estado do Brasil para ampliar as relações diplomáticas. Santa Catarina foi selecionada pelas diversidades cultural e étnica e pela dinâmica em Ciência e Tecnologia. Nos dias 28 e 30 de maio, a comitiva participou de atividades no Laboratório de Moluscos Marinhos, na Barra da Lagoa, no Sapiens Parque e junto ao Governo do Estado de Santa Catarina.
Bruna Bertoldi Gonçalves / Jornalista / Agecom / UFSC /
Fotos: Ítalo Padilha / Diretor de Fotografia / Agecom / UFSC