A princípio, era apenas uma boa ideia que deu origem a uma pesquisa com o apoio financeiro da FAPESC (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e de diversos parceiros públicos e privados. Em menos de 12 meses, transformou-se em um modelo sustentável de implantação de redes de infraestrutura aliado à mobilidade urbana. O projeto piloto do sistema INFRAVIAS completa um ano neste mês de abril e suas conclusões serão apresentadas no evento Gestão de Valor 2017, a ser promovido pelo Diário Catarinense no dia 26, a partir das 19h30min, na sede da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, em Florianópolis.

“Com a implantação do projeto piloto foi possível verificar na prática o que antes só podia ser imaginado por meio de simulações, como a real condição de implantação e suas dificuldades”, salienta o Eng. Aloisio Pereira da Silva, idealizador do sistema. “Conseguimos medir, avaliar e demonstrar todas as potencialidades e virtudes do sistema.”
Com o aprendizado adquirido na construção e nos testes do projeto piloto, o sistema foi aprimorado, principalmente no que se refere à drenagem de águas pluviais, com a inclusão de filtro ecológico para óleo e materiais pesados, estações de carregamento para carro elétrico e monitoramento de segurança das redes e instalações contra escavações acidentais, roubo, vandalismo e terrorismo, através de um sistema de monitoramento por fibra óptica.
Outro legado da construção do protótipo foi a repercussão positiva desta inovação no meio técnico, tendo grande apoio do CREA-SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina) e CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia). Ambos incluíram o tema em diversos eventos técnicos dos sistemas.
Mais informações em:
www.infravias.com
https://www.facebook.com/infravia
Fonte: INFRAVIAS